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Emparelhamento com o modelo em abelhas

7ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar. 2008

Moreno, Antonio M.[1](PG); Souza, D. G.[1](O)
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[1]Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos
Na literatura sobre aprendizagem em  abelhas, encontram-se estudos sobre discriminações simples e reversões de discriminação, em que os estímulos discriminativos são apresentados sempre simultaneamente. Mas poucos estudos com abelhas empregaram o procedimento de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample,  ou  MTS), tipicamente empregado com outras espécies para o ensino de relações entre estímulos. O objetivo deste estudo foi o estabelecimento de relações de identidade e relações arbitrárias em abelhas, em um procedimento de MTS. Para tanto, foi utilizado um labirinto em T, de tal modo que um estímulo à entrada do labirinto (estímulo modelo) sinalizava qual dentre dois estímulos no interior do labirinto (estímulos de comparação) era relacionado a uma resposta reforçada. Em cada tentativa, uma resposta junto ao estímulo de comparação correto dava acesso a uma solução açucarada. Quatro abelhas receberam treino para o estabelecimento de relações de identidade  (azul-azul e amarelo-amarelo ou preto-preto e branco-branco). Duas dessas abelhas posteriormente receberam treino para o estabelecimento de relações arbitrárias entre estímulos (branco-azul e preto-amarelo ou padrão vertical- amarelo e padrão horizontal- azul). Todas as relações de identidade foram aprendidas, embora tenha sido observada grande variação na quantidade necessária de treino para o estabelecimento desse repertório. Contudo, não foi observado nenhum indício de aprendizagem das relações arbitrárias treinadas. Os resultados  positivos no treino de identidade confirmam o potencial desse modelo animal para estudos sobre o estabelecimento de relações condicionais  entre estímulos. Por outro lado, mostra-se a necessidade de outros estudos, que possam apontar melhores  condições para o estabelecimento de relações arbitrárias em abelhas. 
 
Apoio: FAPESP

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