RedePsi – Psicologia

Relatório de estágio em Psicologia Escolar

Orientador: Marivete Geser

Neste relatório final, procedemos a um levantamento de alguns parâmetros que
envolvam questões da atuação da Psicologia Escolar e Educacional , assim como
buscamos desvelar a história da evolução escolar , que passou de instituição e orfanatos
para centros de ensino e aprendizagem, abordaremos as fases do desenvolvimento da
criança no olhar de alguns teóricos.

Abordaremos a atuação da Psicologia no contexto escolar, como também as
possibilidades do Psicólogo Escolar em vir a atuar junto às escolas com projetos para
beneficiar e proporcionar a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento psicológico
e social dos docentes e grupos de alunos das escolas onde o profissional está inserido.

Além da satisfação pessoal em vivenciar esse estágio, é de se destacar o ganho
de conhecimento proporcionado pelo próprio, pela troca de experiências com estudos já
realizados em sala de aula Reforçaremos o papel do Psicólogo Escolar, ao atuar junto na
promoção do desenvolvimento da aprendizagem, assim como identificar fatores que estão
interferindo neste processo de desenvolvimento biopsicossocial da criança e do
adolescente.

Discorreremos a importância das observações realizadas em sala de aula, na
Escola de Educação Básica Zulmira Auta da Silva, assim como as entrevistas semiestruturadas respondidas pelos alunos e professores do Ensino Médio, no qual foi
efetuado o estágio escolar. Aqui se mostra a relevância do Estágio Básico Supervisionado
na disciplina de Psicologia Escolar e sua a importância no Curso de Psicologia.

Exit mobile version