RedePsi - Psicologia

Notícias

“Atalho mental” pode explicar por que as pessoas exageram nas calorias

Psicólogos da Universidade da Pennsylvania afirmam que uma espécie de atalho mental pode ajudar a explicar a crescente epidemia de obesidade.

Psicólogos da Universidade da Pennsylvania afirmam que uma espécie de atalho mental pode ajudar a explicar a crescente epidemia de obesidade.

Em um experimento, estudantes eram convidados a adivinhar o peso de mulheres com diferentes tamanhos, sendo que a altura era informada aos participantes.

Quase não houve diferença no peso estimado, embora a altura das modelos tivesse uma variação de até 25 centímetros. Em vez de levar em consideração o dado sobre a altura, os estudantes prestaram atenção apenas na silhueta das modelos.

Outro grupo de estudantes recebia refeições e tinha que dizer quantas calorias os pratos continham. A comida era exatamente a mesma, a única diferença estava no tamanho das porções. Assim como no experimento com as mulheres, os participantes atribuíram o mesmo número de calorias para pratos de tamanhos diferentes. Ou seja, eles pensavam mais na qualidade do que na quantidade de alimento na hora de atribuir calorias.

O estudo sugere que há situações em que informações cruciais para compreender determinado fato são subestimadas ou ignoradas, como a altura das modelos ou o tamanho das porções de uma refeição.

Segundo os pesquisadores, essa "falha" teria relação com a maneira como o nosso cérebro evoluiu, evitando que precisássemos parar para pensar conscientemente em todas as situações. Quando vemos o semáforo, sabemos simplesmente que é para seguir.

Segundo o principal autor do estudo, o psicólogo Andrew Geier, esses atalhos ajudariam a economizar espaço em nossa consciência. Em compensação, diz ele, pode ser a explicação para o fato de quase 70% da população norte-americana estar acima do peso.

A pesquisa foi publicada na edição de junho do periódico "Journal of Experimental Psychology: Applied".

Fonte: BOL Notícias

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter