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“O que os bebês nos ensinam sobre como eles aprendem”

“Desempenho em exclusão de discriminações auditivo-visuais por um bebê de 20 meses”

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009


Palestrante:
Lucas Tadeu Garcia
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos)
Resumo

A rápida expansão do vocabulário nos períodos iniciais do desenvolvimento da linguagem nos bebês pode estar relacionada ao desempenho por exclusão presente em algumas aprendizagens de novas discriminações condicionais. Neste estudo, um bebê de 20 meses de idade foi ensinado a fazer discriminações condicionais auditivo-visuais, por exclusão, a partir de relações previamente conhecidas entre objetos e nomes. As tarefas consistiam da emissão de uma palavra falada pelo experimentador, acompanhada pela apresentação atrasada ou simultânea de duas fotografias de objetos afixadas em um caderno. Algumas das figuras eram familiares para a criança, de acordo com informações da mãe. O bebê deveria apontar ou estender a mão para o estímulo correto, e o acerto era reforçado pela entrega da fotografia e pela interação com o experimentador. Inicialmente, houve a identificação das relações familiares e um período de treino para a obtenção do critério de aprendizagem. Em seguida, foram inseridas sondas de exclusão e de aprendizagem em tentativas de linha de base e, por fim, as tentativas continham apenas estímulos novos. Para os estímulos familiares o critério de aprendizagem foi atingido; além disso, a criança escolheu consistentemente o estímulo correto por exclusão. Nas sondas de aprendizagem também foi observada a escolha consistente de estímulos corretos. No entanto, o bebê não demonstrou aprendizagem das novas relações em sessões subseqüentes que continham apenas os três estímulos novos. Os resultados mostram que o procedimento empregado foi eficiente em explicitar as discriminações aprendidas e que pode ser uma ferramenta eficaz no estudo de aprendizagem por exclusão.

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