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Os efeitos de diferentes consequências sobre o comportamento de seguir regas

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009

Andréa Fonseca Farias;
Carla Cristina Paiva Paracampo
Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará

Apresentação Oral

Estudos têm mostrado que a manutenção ou abandono do comportamento de seguir regras depende, em parte, do tipo de consequência que este comportamento produz. Será apresentada uma breve descrição dos delineamentos utilizados e dos principais resultados obtidos em um programa de pesquisa que tem investigado os efeitos de diferentes consequências sobre a manutenção do comportamento de seguir regras de crianças, as quais têm sido expostas a um delineamento que, de modo geral, consiste em apresentar aos participantes regras correspondentes as contingências e observar se o comportamento de seguir regras se mantém após mudanças nas contingências de reforço programadas, quando diferentes consequências contingentes a manutenção, ou não, do comportamento de seguir regras são manipuladas. Os resultados destas pesquisas têm mostrado que o seguir regra tende a ser mantido quando este comportamento produz consequências como fichas, bombons ou a verbalização “Certo”. Contudo, quando as regras tornam-se discrepantes, pela mudança nas contingências de reforço programadas, o seguir regras sob algumas condições tende a ser mantido e, sob outras, tende a deixar de ocorrer. O seguir regra tende a ser mantido quando este comportamento apenas deixa de produzir reforçadores (fichas, bombons ou a palavra “Certo”) e tende a deixar de ocorrer quando produz perda de reforçadores (fichas ou bombons), um estímulo sonoro ou a verbalização “Errado”. Outros resultados têm mostrado que quando após a mudança nas contingências são apresentadas consequências concorrentes, sociais e não sociais, contingentes a manutenção do seguir regras, o controle pelas conseqüências sociais tende a prevalecer. A análise dos efeitos de consequências reforçadoras e aversivas, sociais e não sociais sobre o comportamento governado por regras pode ser útil para profissionais que lidam diariamente com questões relativas à aprendizagem e que necessitam manejar contingências de modo mais eficiente em situações aplicadas.

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