RedePsi - Psicologia

Notícias

Enem 2009 tem quase 3,8 milhões de candidatos; inscrições terminam hoje!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 tem 3.790.649 candidatos, a um dia do encerramento das inscrições. A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 tem 3.790.649 candidatos, a um dia do encerramento das inscrições. A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova.

Na primeira semana de inscrição, o número de candidatos do Enem 2009 havia atingido quase 1 milhão.

# USP, Unicamp e mais 60 instituições vão usar o Enem 2009 no vestibular

O Estado mais populoso do Brasil, São Paulo, lidera o ranking de inscritos. Até as 18h00 desta terça-feira (14), havia 826.847adesões paulistas. Minas Gerais segue em segundo lugar com 410.271 inscritos.

Roraima (10.634), Acre (12.022) e Amapá (14.120) são os Estados com menor número de inscrições.

O prazo para inscrição termina às 23h59 de 17 de julho (horário de Brasília, DF). É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento; a taxa custa R$ 35. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 22 de julho, informou a Assessoria de Imprensa do Inep.

Pessoas que tenham estudado em escolas públicas ou em instituições participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2006, 2007 e 2008 têm isenção de taxa. Também terão isenção de taxa candidatos de baixa renda, bem como os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Para obter o benefício, é necessário fazer requerimento também pela web.

Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

As universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Fonte: BOL Notícias

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter