O envolvimento de baixa intensidade requerido fez com que jogos como FarmVille, Cafe World, Restaurant City, Pet Society e Happy Aquarium –desenvolvidos por produtoras como Zynga, Playfish, Crowdstar e Slashkey– ganhassem popularidade entre os trabalhadores, que muitas vezes se conectam para jogá-los durante o expediente.
De acordo com uma recente pesquisa conduzida pela Associated Chambers of Commerce and Industry of India, cerca de 12,5 por cento da produtividade do setor empresarial é desviada a cada dia para atividades em sites de redes sociais.
"O que estamos vendo são mais e mais pessoas e organizações que reconhecem a perda de produtividade. Com isso, provavelmente mais bloqueios de aplicativos do Facebook por ordem dos executivos de informática serão vistos", disse Rebecca Wettermann, da Nucleus Research.
A Nucleus Research conduziu um estudo recente sobre os efeitos das redes sociais sobre a produtividade no ambiente profissional.
O levantamento constatou que cerca de metade dos funcionários de escritório dos Estados Unidos visitam sites de redes sociais no horário de trabalho, o que resulta em uma perda média da ordem de 1,5 por cento da produtividade total do escritório.
O Facebook, que conta com 350 milhões de usuários no mundo, diz que pelo menos 20 por cento de seus membros jogam online.
Sebastien de Halleux, presidente-executivo e co-fundador da Playfish, uma produtora de jogos online, disse que o crescimento na Ásia é mais rápido que em outras regiões.
"Não tínhamos ideia de que a difusão seria tão rápida… Quando conquistamos 100 mil usuários mensais, achávamos que aquilo fosse o auge do sucesso. Agora, com 60 milhões de usuários, achamos que estamos apenas no começo de algo muito maior", disse
Fonte: BOL Notícias