RedePsi - Psicologia

Notícias

A importância da fé na vida humana

Desde os primórdios, os seres humanos sentem a necessidade de acreditarem que existe algo maior que eles mesmos e que comanda a terra e todo o universo.

É preciso reconhecer que a condição humana é por demais complexa e arriscada, afinal, nossos corpos frágeis estão à mercê de todos os tipos de perigos, assim, faz todo o sentido acreditar que existe algo maior que nos protege de todos os riscos.

Nesse sentido, durante a história humana, surgiram inúmeras religiões e outras práticas focadas na espiritualidade, todas com o mesmo objetivo: aproximar o ser humano das forças superiores e proporcionar segurança perante o caos do mundo.

A espiritualidade é algo muito importante para os seres humanos, e ela é expressada das mais diversas formas.

Por exemplo, diversas religiões e práticas espirituais utilizam orações e mantras para expressar a espiritualidade, assim, existe oração de proteção no trabalho, no lar, na rua, na hora do parto, durante uma viagem etc.

Além disso, crenças como milagres sublimes, intervenções divinas, Lei da Atração e magia são coisas comuns no dia-a-dia das pessoas, e são formas de expressão importantes que devem ser preservadas, afinal, são construções humanas que dão sentido à vida.

O fato é que a humanidade precisa da fé para dar sentido àquilo que não pode ser explicado pela razão, assim, as práticas espirituais são extremamente ricas e importantes para a sociedade como um todo.

As práticas espirituais, e a fé, são campos ricos, repletos de sentidos e construções, e vale muito a pena se dedicar ao estudo delas, afinal, como expressões humanas, podem revelar coisas fascinantes sobre a mente humana e sua capacidade de lidar com o desconhecido, com o incerto, com a morte, com a vida e com os desafios cotidianos.

Ser humano é encarar a não certeza, e a fé é uma forma de encontrar segurança para seguir a despeito da grande incerteza que paira sobre a nossa existência.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter