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E-terapia ganha espaço nos consultórios

 

Com a expansão dos serviços online, os psicólogos ocupam seu espaço na web, surgindo nova modalidade de atendimento
Você está em pânico? Sente-se angustiado, deprimido? Está passando por uma crise existencial? Então, ligue o computador, entre na Internet, sente-se no divã virtual e converse com um psicólogo. A e-terapia é a nova modalidade de atendimento psicológico. O cliente não precisa mais sair de casa para buscar orientação que lhe dê um pouco de paz consigo mesmo e com o mundo.

Basta um computador e conexão à Internet. Se o cliente tiver uma webcam e um microfone conectados à máquina, melhor. A conversa pode ser por chat (conversa online), MSN, Skype e outros meios eletrônicos. A consulta tem duração de 50 minutos e, segundo regulamentação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o trabalho não pode ir além de um aconselhamento. A psicoterapia online é proibida. Se o caso demanda um tratamento psicológico, o cliente deve ser orientado a procurar uma clínica convencional.

Nos últimos anos, com a popularização da banda larga, uma série de serviços passou a migrar do mundo real para o virtual. E os psicólogos estão procurando ocupar esse espaço oferecido pela tecnologia.

Com as pessoas cada vez mais atarefadas e sem tempo para nada, as mudanças, em geral, têm agradado os internautas pela praticidade. É possível fazer um milhão de coisas sem se levantar da cadeira, no maior conforto.

No entanto, a falta de um contato mais direto, do olho no olho, da observação do cliente, é vista por uma parcela dos profissionais como uma barreira para um diagnóstico mais preciso. Essa seria uma das desvantagens da e-terapia.

De acordo com a psicóloga corporal Gretta Rodrigues de Souza, ver as reações dos clientes durante uma conversa é de grande ajuda, mas ela afirma que alguns problemas podem ser resolvidos mesmo a distância.

Em fevereiro último, ela conseguiu o credenciamento de seu site junto ao CFP para atendimento online. O serviço ainda não está funcionando, mas ela já teve provas de que dá certo.

Ela presta consultoria psicológica aos leitores da revista Todateen, da Editora Alto Astral. No ano passado, recebeu por e-mail um pedido de ajuda de uma garota de 18 anos que mora no Rio de Janeiro. Ela sofria de anorexia (doença caracterizada pelo baixo peso corporal) e queria uma orientação de como enfrentar o problema.

Depois de vários contatos pela Internet, Gretta recomendou à garota que procurasse um psicólogo em sua cidade para que fosse feito um tratamento adequado. A jovem seguiu o conselho e hoje, de acordo com os contatos feitos por e-mail com a psicóloga de Bauru, ela está bem.

O mesmo foi feito com outras pessoas e a prática mostrou que é possível auxiliá-las mesmo em um divã virtual, apenas com orientações e aconselhamentos.

E a ajuda pode ser oferecida não apenas para pessoas mas também para empresas. É o que pretende a psicóloga Danielle Ferrarezi Barboza. Desde que se formou, ela tem atuado junto ao setor de recursos humanos de algumas empresas, prestando orientação empresarial e dizendo o que pode ser melhorado internamente.

Depois de passar por várias cidades, entre elas Bauru, a psicóloga está morando em Assis e de lá pretende continuar auxiliando seus antigos e novos clientes. O contato inicial é online, mas se for preciso ela não descarta a hipótese de ir até a empresa se ela estiver em um raio de 100 quilômetros de distância de sua cidade.

No atendimento às pessoas, o foco também é voltado para o trabalho. A ideia de Danielle é orientar pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou buscam um emprego em que se sintam realizados profissionalmente.

Segundo a psicóloga, o que ela faz é definir o perfil do cliente e com base nisso mostrar a ele os caminhos que ele tem mais chances de se dar bem. O site ainda está em construção, mas Danielle espera iniciar os trabalhos online em breve. “Estou muito confiante”, declara.

Além dela, o site contará com a colaboração de outras duas psicólogas. Giseli Santos Pires vai auxiliar quando os problemas envolverem crianças e Vanessa Cavassani Ramos vai ajudar nas questões relacionadas às relações amorosas.

____________________

Vantagens

Entre as vantagens apontadas por Danielle para o atendimento online, ela cita a possibilidade de ter clientes do mundo todo, o fato de não precisar gastar com aluguel de um consultório e a versatilidade de horários. Na visão dela, esse é um bom recurso para os profissionais que estão começando na carreira e não têm dinheiro para montar um consultório. Os novatos poderiam começar com as orientações e aconselhamentos online e, depois, com o dinheiro recebido abrir o consultório para iniciar a psicoterapia.

“O atendimento online não vai substituir o atendimento clínico, mas, sinceramente, acho que esse é o futuro. Ambos vão caminhar juntos”, acredita Danielle.


 

Com a expansão dos serviços online, os psicólogos ocupam seu espaço na web, surgindo nova modalidade de atendimento
Você está em pânico? Sente-se angustiado, deprimido? Está passando por uma crise existencial? Então, ligue o computador, entre na Internet, sente-se no divã virtual e converse com um psicólogo. A e-terapia é a nova modalidade de atendimento psicológico. O cliente não precisa mais sair de casa para buscar orientação que lhe dê um pouco de paz consigo mesmo e com o mundo.

Basta um computador e conexão à Internet. Se o cliente tiver uma webcam e um microfone conectados à máquina, melhor. A conversa pode ser por chat (conversa online), MSN, Skype e outros meios eletrônicos. A consulta tem duração de 50 minutos e, segundo regulamentação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o trabalho não pode ir além de um aconselhamento. A psicoterapia online é proibida. Se o caso demanda um tratamento psicológico, o cliente deve ser orientado a procurar uma clínica convencional.

Nos últimos anos, com a popularização da banda larga, uma série de serviços passou a migrar do mundo real para o virtual. E os psicólogos estão procurando ocupar esse espaço oferecido pela tecnologia.

Com as pessoas cada vez mais atarefadas e sem tempo para nada, as mudanças, em geral, têm agradado os internautas pela praticidade. É possível fazer um milhão de coisas sem se levantar da cadeira, no maior conforto.

No entanto, a falta de um contato mais direto, do olho no olho, da observação do cliente, é vista por uma parcela dos profissionais como uma barreira para um diagnóstico mais preciso. Essa seria uma das desvantagens da e-terapia.

De acordo com a psicóloga corporal Gretta Rodrigues de Souza, ver as reações dos clientes durante uma conversa é de grande ajuda, mas ela afirma que alguns problemas podem ser resolvidos mesmo a distância.

Em fevereiro último, ela conseguiu o credenciamento de seu site junto ao CFP para atendimento online. O serviço ainda não está funcionando, mas ela já teve provas de que dá certo.

Ela presta consultoria psicológica aos leitores da revista Todateen, da Editora Alto Astral. No ano passado, recebeu por e-mail um pedido de ajuda de uma garota de 18 anos que mora no Rio de Janeiro. Ela sofria de anorexia (doença caracterizada pelo baixo peso corporal) e queria uma orientação de como enfrentar o problema.

Depois de vários contatos pela Internet, Gretta recomendou à garota que procurasse um psicólogo em sua cidade para que fosse feito um tratamento adequado. A jovem seguiu o conselho e hoje, de acordo com os contatos feitos por e-mail com a psicóloga de Bauru, ela está bem.

O mesmo foi feito com outras pessoas e a prática mostrou que é possível auxiliá-las mesmo em um divã virtual, apenas com orientações e aconselhamentos.

E a ajuda pode ser oferecida não apenas para pessoas mas também para empresas. É o que pretende a psicóloga Danielle Ferrarezi Barboza. Desde que se formou, ela tem atuado junto ao setor de recursos humanos de algumas empresas, prestando orientação empresarial e dizendo o que pode ser melhorado internamente.

Depois de passar por várias cidades, entre elas Bauru, a psicóloga está morando em Assis e de lá pretende continuar auxiliando seus antigos e novos clientes. O contato inicial é online, mas se for preciso ela não descarta a hipótese de ir até a empresa se ela estiver em um raio de 100 quilômetros de distância de sua cidade.

No atendimento às pessoas, o foco também é voltado para o trabalho. A ideia de Danielle é orientar pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou buscam um emprego em que se sintam realizados profissionalmente.

Segundo a psicóloga, o que ela faz é definir o perfil do cliente e com base nisso mostrar a ele os caminhos que ele tem mais chances de se dar bem. O site ainda está em construção, mas Danielle espera iniciar os trabalhos online em breve. “Estou muito confiante”, declara.

Além dela, o site contará com a colaboração de outras duas psicólogas. Giseli Santos Pires vai auxiliar quando os problemas envolverem crianças e Vanessa Cavassani Ramos vai ajudar nas questões relacionadas às relações amorosas.

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Vantagens

Entre as vantagens apontadas por Danielle para o atendimento online, ela cita a possibilidade de ter clientes do mundo todo, o fato de não precisar gastar com aluguel de um consultório e a versatilidade de horários. Na visão dela, esse é um bom recurso para os profissionais que estão começando na carreira e não têm dinheiro para montar um consultório. Os novatos poderiam começar com as orientações e aconselhamentos online e, depois, com o dinheiro recebido abrir o consultório para iniciar a psicoterapia.

“O atendimento online não vai substituir o atendimento clínico, mas, sinceramente, acho que esse é o futuro. Ambos vão caminhar juntos”, acredita Danielle.

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