RedePsi - Psicologia

Notícias

Sonhos violentos são indicativos de doenças neurológicas

O estudo que chegou a esta conclusão foi publicado no periódico Neurology, de acordo com o Uol Ciência e Saúde.
O estudo que chegou a esta conclusão foi publicado no periódico Neurology, de acordo com o Uol Ciência e Saúde.

Segundo os pesquisadores, portadores do Distúrbio Comportamental do sono REM (também conhecido como RBD), sofrem mudanças bruscas na natureza do sonho, passando pelos pesadelos.

Antes acreditava-se que este distúrbio acontecia de forma isolada, mas dados de pesquisas recentes demonstraram que cerca de 80 a 100% dos portadores do mesmo, desenvolvem algum tipo de demência quando mais velhas.

Em um estudo realizado recentemente, no Minessota, foram analisados registros médicos de pacientes de uma clínica que foram diagnosticados pela primeira vez com o RBD, e depois com uma doença neurovegetativa. Descobriu-se que o intervalo entre a manifestação do transtorno e o aparecimento da doença neurovegetativa é pelo menos 15 anos.

"Dos 27 pacientes que se enquadram nos critérios (dos quais apenas três eram mulheres, refletindo o predomínio do sexo masculino), o intervalo médio entre o início do distúrbio do sono e do distúrbio cerebral era de 25 anos, segundo a equipe. Em um caso, o RBD precedeu a doença de Parkinson por 50 anos." (sic)

Fonte: Uol Ciência e Saúde

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter