RedePsi - Psicologia

Artigos

Evolução por Selecção Psicológica Lamarckiana

Neste artigo pretende-se mostrar que a evolução psicológica humana é feita de modo Lamarckiano, ou seja, através da transmissão de características adquiridas durante a vida de um indivíduo.

No meu primeiro artigo sobre psemes, " Psemes: para além dos genes e dos memes " ( Resende, 2010 ), introduzo a noção dos psemes, que se constituirão enquanto unidades psicológicas de transmissão intergeracional. Como referido nesse artigo, os psemes se constituirão enquanto pensamentos inconscientes que são transmitidos de geração em geração. Esta noção desta transmissão de pensamentos inconscientes é introduzida primeiramente por Freud, que é citado por Bowlby ( 1998 ), quando este relaciona a psicanálise com a teoria da evolução.

Ora, os pensamentos inconscientes de que Freud fala serão psemes e serão constituídos enquanto complexos, ou conjunto de complexos, complexos inconscientes, e complexos precisamente no sentido em que Jung os cunhou, enquanto conjunto de disposições psicológicas, psicologica e significativamente relacionadas. Como estes complexos inconscientes podem ser, e são, trabalhados, elaborados e influenciados, e tendo em conta a transmissão das características psicológicas, de tal maneira em que todas as características são transmitidas à descendência, tal como descrevi no meu segundo artigo sobre psemes e evolução psicológica, " Psemes: Evolução por Selecção Psicológica "        ( Resende, 2010 ), é nesse sentido de que há uma alteração lamarckiana na evolução psicológica humana.

Como os psemes, enquanto complexos ou conjunto de complexos inconscientes, podem ser influenciados durante a vida de um indivíduo antes da reprodução, ou mesmo durante a parentalidade, através de psicoterapia, auto-análise, conselhos pessoais, relacionamentos interpessoais, processos psicológicos ( e seus interrelacionamentos, e interrelacionamentos com fenómenos que influenciam a psique, como os já referidos, e outros ) como a Separação-Individuação e a Individuação, havendo depois a transmissão de características psicológicas de forma psemética, aproximam-se do conceito lamarckiano de características adquiridas que são transmitidas, na evolução psicológica.

Isto corrobora a ideia de Freud ( citado por Bowlby, 1998 ) da transmissão adquirida de pensamentos inconscientes, o que caracterizaria a evolução psicológica, e não contradiz o facto de os psemes serem transmitidos na sua totalidade, como referi no meu segundo artigo sobre psemes : " Psemes: Evolução por Selecção Psicológica ".

Bibliografia

Bowlby, J. ( 1998 ). ( original de 1973 ) Attachment and Loss: Vol. 2 – Separation: Anger and Anxiety. London: Pimlico
Resende, S. ( 2010 ). Psemes: para além dos genes e dos memes in www.redepsi.com.br, em secção Artigos/ Teorias e Sistemas no Campo Psi em 27/05/2010
Resende, S. ( 2010 ). Psemes: Evolução por Selecção Psicológica in www.redepsi.com.br, em secção Artigos/ Teorias e Sistemas no Campo Psi em 01/09/2010

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter