Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
Os estudos sobre habilidades sociais no Brasil tem se caracterizado por uma amplitude cada vez maior de aplicações e de pesquisas, com produção de evidências de efetividade em diferentes contextos. Um desses contextos é a escola, com programas especificamente voltados para a intervenção direta junto à criança e para a intervenção indireta (sob um modelo triádico) visando a qualidade e a efetividade das relações professor-aluno na promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças, do sucesso acadêmico e da superação de problemas de comportamento, que competem com esses dois processos. Também tem sido desenvolvidos programas especificamente voltados para pais, entendendo-se a parceria família-escola como condição importante para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento global dos alunos. Os programas efetivos de promoção de habilidades sociais se sustentam amplamente em princípios e técnicas derivados da Análise do Comportamento, com a preocupação social e ética de construção de novas práticas culturais, tanto na família como na escola. Nesta palestra, serão apresentadas algumas noções sobre promoção de habilidades sociais em crianças e sobre habilidades sociais educativas requeridas de pais e professores nesse processo, estabelecendo-se um espaço de interlocução com esses dois segmentos para a solução de dúvidas e dificuldades em suas relações com as crianças, ilustrando-se comportamentos sociais que favorecem ou dificultam a qualidade e a efetividade dessas relações.