Aline Roberta Aceituno da Costa Universidade Federal de São Carlos
Esta conferência pretende apresentar uma das propostas de intervenção com pessoas com atraso de desenvolvimento que utiliza os princípios básicos da Análise do Comportamento. Esta proposta é conhecida como ABA, do inglês Applied Behavior Analysis, e pode ser traduzida como análise do comportamento aplicada. Envolve ensino intensivo e individualizado de habilidades importantes para que o indivíduo adquira independência e boa qualidade de vida. Inicialmente é realizada uma avaliação em cada uma das áreas: pré-acadêmica, acadêmica, do comportamento verbal, de atividades de vida diária e dos comportamentos sociais. Além disso, no caso de serem observados comportamentos negativos ou não adaptativos (agressões, estereotipias, autolesões), propõe-se a investigação dos fatores que os mantém a partir de uma análise funcional. A intervenção visa diminuir a probabilidade de ocorrência de comportamentos negativos por meio do manejo dos eventos diretamente relacionados à ocorrência do comportamento, visa também, aumentar a probabilidade de ocorrência de comportamentos adequados socialmente. A partir da análise dos dados são elaborados programas de ensino individualizados. Os dados da intervenção são analisados sessão a sessão para a tomada de decisões sobre novas programações. Pretende-se ainda, nesta apresentação, abordar e discutir resultados de pesquisas recentes na área e refletir sobre como estas pesquisas influenciam diretamente a prática do analista do comportamento no trabalho de intervenção com esta população.