RedePsi - Psicologia

Notícias

Quadro da MTV chamado “A Casa dos Autistas” causa polêmica

O programa Comédia MTV, exibido pelo canal MTV, apresentou no dia 22 de maço um quadro que gerou insatisfação na população em geral: o Casa dos Autistas.

O programa Comédia MTV, exibido pelo canal MTV, apresentou no dia 22 de maço um quadro que gerou insatisfação na população em geral: o Casa dos Autistas.

De acordo com o blog Comporte-se, atores do programa procuravam retratar, por meio de dramatizações, o comportamento dos portadores do diagnóstico de Sindrome do Espectro Autista, no quadro que representava uma sátira ao extinto programa Casa dos Artistas, do SBT. Mas na verdade, as encenações de adolescentes gritando e emitindo esteriotipias, entre outros traços autistas, foram vistos como ofensa por aqueles que trabalham e convivem com esta população.

O blog informa ainda que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já entrou com uma representação no Ministério Público Federal para que o quadro fosse retirado do ar, e veicula atualmente uma petição online para a população de modo geral manifestar-se contra o programa e forçar a produção a, não só tirá-lo do ar, mas emitir um pedido formal de desculpas aos afetados pelo tom cômico com que trataram o assunto.

Ao tomar conhecimento do transtorno causado aos que trabalham ou convivem com indivíduos portadores do diagnóstico de autismo, a produção do programa divulgou uma nota na qual pede desculpas a estas pessoas e explica que sempre apoiou e continuará a apoiar a luta pela inclusão social dos portadores de algum tipo de deficiência.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter