RedePsi - Psicologia

Notícias

Trabalho exerce papel importante no desenvolvimento de deficientes

É o que aponta o estudo realizado por Rafaela Diniz e Maria Elizabeth Lima, publicado no periódico Cadernos de Psicologia, em 2010.

É o que aponta o estudo realizado por Rafaela Diniz e Maria Elizabeth Lima, publicado no periódico Cadernos de Psicologia, em 2010.

A pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento das pessoas com deficiências, considerando as diferenças entre aquelas que superam suas dificuldades e as que permanecem limitadas à sua condição de incapacitadas.  O aspecto central da reflexão proposta concerne ao lugar ocupado pelo trabalho nesse processo de desenvolvimento.

Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas em profundidade, através do método de Louis Le Guillant, com dois sujeitos deficientes. Ambos inseridos no mercado de trabalho. Foram feitas também entrevistas focais com outros deficientes cuja história ilustrasse o tema abordado pelo estudo.

Os resultados demonstraram que o trabalho desponta como um fator importante no desenvolvimento das pessoas com algum tipo de deficiência, junto a um meio social agradável – o qual pode ser conseguido por meio do trabalho – e uma convivência familiar saudável.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter