RedePsi - Psicologia

Artigos

Bert Hellinger – Breve Biografia

Bert Hellinger – Breve Biografia

Anton "Suitbert" Hellinger (Leimen, 18 de Dezembro de 1925), conhecido simplesmente como Bert Hellinger.

Bert Hellinger é nascido em 1925, na Alemanha, e formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente, aprofundou seus estudos e pesquisas tornando-se psicanalista e, por meio da dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos hipnoterapêuticos e demais técnicas desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou: Familienaufstellen (respectivamente: “Colocação do Familiar”, traduzido para: Constelações Familiares, no Brasil).

A constelação familiar se baseia no uso de representantes neutros para representar membros da família ou grupo social do cliente e trabalhar um tema específico trazido por este último.

Bert Hellinger descobriu que há 3 leis (ou necessidades) que atuam na família: hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada), pertencimento (estabelecido pelo vínculo), equilíbrio (estabelecido pelo dar e tomar/receber). Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam em outros membros da mesma (muitas vezes em membros que sequer haviam nascido quando o problema aconteceu). Graças à representação, o cliente pode perceber para onde olha o seu amor e como tais leis podem ser novamente respeitadas. Então ele pode, talvez, enxergar o próximo passo que o conduza de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão que o incomoda.

Os desenvolvimentos de seu trabalho tem amplas implicações para o âmbito da psicoterapia, aconselhamento de casais, pedagogia, consultoria de empresas, dramaturgia, política e solução de conflitos sociais.

Bibliografia

As obras que já estão traduzidas para o portugues abordando a temática das constelações familiares podem ser encontradas pela Editora Cultrix ou Editora Atman. As primeiras publicações foram feitas pela Ed. Cultrix, posteriormente os profissionais consteladores Decio e Wilma & Peter e Tsuyuko Spelter fundaram a editora voltada exclusivamente para temas relacionados às Constelações Sistemicas Familiares, a Editora Atman.
A Paz Começa na Alma pela Editora Atman
Amor a Segunda Vista pela Editora Atman

A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho pela Editora AtmanLiberados Somos Concluídos pela Editora Atman
Essencial É Simples pela Editora Atman
Ordens da Ajuda pela Editora Atman

 Pensamentos a Caminho pela Editora Atman
Um Lugar para os Excluídos pela Editora Atman

A Simetria Oculta do Amor pela Editora Cultrix
Conflito e paz: uma resposta pela Editora Cultrix
Desatando os laços do destino pela Editora Cultrix
 
No centro sentimos leveza pela Editora Cultrix
O
Ordens do amor pela Editora Cultrix
Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix
Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix

Links de referência:

http://www.atmaneditora.com.br/
http://www.hellinger.com/
http://www.institutohellinger.com.br/principal/index.php
http://www.spelter.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bert_Hellinger
http://aconstelacaofamiliar.blogspot.com/

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter