RedePsi - Psicologia

Notícias

Seminário Internacional debate a realidade dos filhos de dependentes de álcool e drogas ilícitas

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica promove o Seminário Internacional sobre pesquisa e assistência a filhos e familiares de dependentes químicos.

O evento contará com a presença de profissionais da área de Psicologia que atuam diretamente com familiares e filhos de dependentes e a palestra de Jerry Moe, Vice presidente do Betty Ford Center, instituição que atende dependentes de álcool e drogas, além de oferecer programas específicos para filhos de dependentes. Moe também é conselheiro da Nacoa (National Association for Children of Alcoholics) – Associação Nacional para Filhos de Alcoolistas e Dependentes Químicos. (site EUA – http://www.nacoa.org e no Brasil iniciou as atividades recentemente http://www.nacoa.com.br)

No Brasil milhões de jovens e crianças convivem com um dependente e há uma carência em relação a rede de atendimento a esse público que tem maiores chances de vir a se tornar dependente.

Os efeitos negativos que podem atingir jovens e crianças que convivem com um dependente são fartamente documentados na literatura científica. Veja abaixo algumas das possíveis consequências:

Famílias atingidas pelo problema da dependência reportam níveis maiores de conflito em relação a familias que não tem o problema.

Filhos de dependentes exibem sintomas de depressão e ansiedade em maior número quando comparados com filhos da população em geral.

Pesquisas na área comportamental demonstraram que filhos de dependentes apresentam os seguintes problemas: falta de empatia com outras pessoas, baixa adequação social, baixa auto-estima em número maior quando comparados com a população em geral.

Filhos de dependentes podem ser beneficiados com a presença de adultos que estejam disponíveis para ajudar. Os filhos de dependentes que lideram de forma mais efetiva com o trauma de crescer em um lar alcoólico geralmente são aqueles que puderam contar um pai ou mãe não alcoolista, algum parente próximo, professores e outros.

Informações em http://nacoa.com.br/uncategorized/seminario-internacional-sobre-filhos-de-alcoolistas-e-dependentes-quimicos

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter