RedePsi - Psicologia

Notícias

Eventos traumáticos podem desencadear distúrbios alimentares

Recente estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Minessota sugeriu que a falta de apoio após eventos traumáticos pode desencadear distúrbios alimentares em jovens; Os eventos traumáticos podem ser de natureza variada, como problemas de relacionamentos, abuso e assédio sexual ou ainda a mudança de escola ou residência, sendo que os distúrbios alimentares incluem sintomas bulímicos e anoréxicos.
Segundo Jerica Berge, autora líder da pesquisa, o principal objetivo do estudo era averiguar se havia alguma conexão entre eventos transicionais familiares e o surgimento dos distúrbios supracitados. “Os distúrbios alimentares são um importante assunto de saúde pública, e reconhecer suas causas pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais efetivos”, completa Jerica.

No estudo os pesquisadores analisaram 26 mulheres e um homem, com faixa etária entre 17 a 64 anos e diagnosticados com distúrbios alimentares. Os pacientes estudados possuam em média 27 anos a vinham recebendo tratamento pelo período de 10 meses a 18 anos; Nove deles possuíam Anorexia Nervosa, três com Bulimia Nervosa, um com ambos os distúrbios e os outros quatorze com distúrbios alimentares não diagnosticados, segundo critério de inclusão para as condições específicas.

Seis temas chave foram relacionados como situações que encobrem os eventos críticos que precedem os distúrbios alimentares: Mudança de escola, alterações de relacionamento, morte de um membro da família, transição de residência e trabalho, adoecimento ou internação hospitalar e abuso sexual, assédio sexual ou incesto.

Berge conclui, com a análise dos resultados, que os distúrbios alimentares podem se desenvolver a partir de determinados eventos de mudança de vida, sendo que a falta de suporte é um tema comum entre os pacientes.

“Esperamos que as descobertas do estudo possam ser interesse dos pais e também dos profissionais de saúde, para que possam ser conscientizados acerca da situação e fornecer o apoio necessário em situações de mudanças e situações estressantes”, finaliza Berge.

Fonte: PsychCentral

One thought on “Eventos traumáticos podem desencadear distúrbios alimentares”

  1. Ester Santos disse:

    Tema para proximo encontro no CRP.Tranversalizando com Segurança Alimentar e Nutricional.

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter