RedePsi - Psicologia

Notícias

Cérebro pode ‘desligar’ quando recebe informações negativas

Segundo recente estudo desenvolvido por psicólogos da Universidade de Bangor e publicado no periódico Journal os Neuroscience, o cérebro pode inconscientemente filtrar informações negativas.
Com base em estudo anterior sobre a capacidade de leitura e interpretação em pessoas bilíngues, os pesquisadores descobriram que o cérebro realiza um processo similar a um desligamento quando se depara com uma palavra negativa, como guerra, desconforto etc..

De acordo com o pesquisador Yan Jing Wu, o estudo foi desenvolvido objetivando desvendar as interações cerebrais inconscientes entre o processamento de informações emocionais e o acesso ao sistema de linguagem nativa e, com isso, fora descoberto o mecanismo que regula as emoções e que fundamentalmente processa os aspectos conscientes.

“Nós acreditamos se tratar de um mecanismo protetivo”, aponta Guillaume Thierry, pesquisador do estudo, que complementa: “Nós sabemos que em um trauma, por exemplo, as pessoas se comportam diferentemente; Os processos conscientes superficiais são regulados por um complexo sistema emocional no cérebro e talvez esse mecanismo cerebral espontaneamente minimize o impacto negativo de conteúdos emocionais que pareçam perturbadores a nós, para prevenir a ansiedade ou o desconforto mental”.

O estudo analisou chineses que falavam inglês e apresentou aos mesmos pares de palavras e seus significados, sendo que alguns desses pares estavam com suas traduções em mandarim.

Embora nenhum processo consciente fora estabelecido, os sinais de atividade elétrica cerebral revelou que os participantes bilíngues estavam inconscientemente traduzindo as palavras, e tal atividade cerebral não ocorria quando as palavras em inglês possuíam significados negativos.

Fonte: Universidade Bangor

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter