RedePsi - Psicologia

Notícias

Religião pode recuperar o autocontrole

Recente artigo publicado no periódico Psychological Science evidencia novos aspectos acerca dos questionamentos de âmbito religioso, trazendo também novas ideias acerca do assunto.
A proposta principal apresentada pelo estudo seria que o credo em alguma religião beneficiaria os processos cognitivos básicos do autocontrole e, consequentemente, promoveria os comportamentos sociais.

Os pesquisadores desenvolveram estudos onde cada indivíduo deveria pensar acerca de questões religiosas, sendo que tal sujeitos demonstraram mais disciplina que o grupo controle, além de maior habilidade em agradecer previamente a determinadas situações.

Kevin Rounding, autor do artigo, aponta que a mais interessante descoberta do estudo está relacionada que os conceitos religiosos foram capazes de recuperar o autocontrole dos indivíduos testados mesmo após tal controle ter sido reduzido pelas tarefas da pesquisa; Ou seja, mesmo quando os indivíduos foram incapazes de exercer seu autocontrole, depois de completar as tarefas religiosas designadas os mesmos conseguiram reestabelecer tal controle.

“Até agora, acreditava-se que a religião era uma questão de fé, sendo que as pessoas possuíam pouco uso prático para a mesma; Essa pesquisa agora sugere que a religião pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade, sendo que as pessoas podem se utilizar da religião não somente para fundamentar a transcendência e seus medos da morte e da pós-vida, mas também para propósitos práticos.”, conclui Rounding.

Fonte: MedicalNews Today e Science Daily

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter