RedePsi - Psicologia

Notícias

American Psychological Association publica nova resolução acerca do reconhecimento da efetividade da psicoterapia

Resolução recentemente adotada e publicada pela American Psychological Association (APA) aponta aspectos relacionados ao reconhecimento da efetividade da Psicoterapia.
O texto apresenta aspectos relacionados às definições, as pesquisas em relação aos efeitos da psicoterapia, a efetividade relacionada às políticas públicas de saúde e efetividade em populações diversas, definições estas baseadas em estudos.
 
A resolução, no que tange a efetividade da psicoterapia, aponta que os resultados da mesma tendem a durar mais e os pacientes submetidos à psicoterapia estão menos propensos a necessidade de tratamentos adicionais; A resolução apresenta o exemplo do tratamento de depressão e transtornos de ansiedade, onde os pacientes/clientes da psicoterapia adquirem um variedade de habilidades que são usadas após o término do tratamento e geralmente continuam a desenvolver-se após tal término.

Para a maioria dos transtornos psicológicos, aponta a resolução, as evidências de rigorosos estudos clínicos demonstraram uma variedade de psicoterapias efetivas em crianças, adultos e idosos. Os estudos normalmente demonstram grandes benefícios da psicoterapia em comparação a indivíduos não tratados, confirmando a eficácia da psicoterapia em diversas condições e situações.
 
Em contraste as diferenças de resultado entre os tratados com psicoterapia e os não tratados, as diferentes formas de psicoterapia normalmente produzem resultados relativamente similares, aponta a resolução. As comparações entre as diferentes formas de psicoterapia geralmente resultam em diferenças não significativas, sendo que fatores contextuais e relacionais tendem a moderar ou mediar os resultados; As psicoterapias válidas e estruturadas são extremamente equivalentes em efetividade, sendo que as características do paciente e do psicoterapeuta (características estas geralmente não apreendidas pelo diagnóstico do paciente ou pelo uso específico da psicoterapia pelo terapeuta) afetam os resultados, aponta também a resolução.

A resolução aponta também, baseando-se em estudos, diversos outros aspectos pertinentes, como a constante evolução dos estudos em psicoterapia para avaliar quando os possíveis efeitos negativos e positivos da psicoterapia ocorrem, as variáveis cliente/paciente e terapeuta, entre outras situações.

As resoluções apontam também a efetividade relacionada às políticas de saúde, a resolução aponta que os efeitos produzidos pela psicoterapia – incluindo os efeitos em grupos de diferentes idades e em muitos transtornos mentais – excedem ou são comparados aos efeitos produzidos por muitos tratamento farmacológicos, sendo que alguns tratamentos médicos e procedimentos possuem muitos efeitos adversos e são relativamente mais caros que o custo de uma psicoterapia, sendo que pacientes diagnosticados com transtornos mentais e que receberam tratamento psicoterápico tiveram seus custos médicos reduzidos em 17%, comparado a um aumento de 12.3% em tais custos em indivíduos não tratados.

Segundo a resolução, há um grande quantidade de evidências que demonstram a psicoterapia como tratamento rentável que reduzem a invalidez, a morbidade e a mortalidade, aumentando a efetividade no trabalho e a diminuição em internações psiquiátricas, além de levar a redução do uso não necessário de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Entre outros diversos aspectos demonstrados que compõem a Resolução, o documento conclui que como prática profissional e de saúde, a psicoterapia é efetiva e extremamente rentável, sendo que em experimentos controlados e na prática clínica, a psicoterapia demonstrou resultados em benefícios que excedem aqueles vividos por indivíduos que necessitavam de serviços de saúde mental porém não receberam psicoterapia; Consequentemente, a psicoterapia deveria ser incluída no sistema público de saúde como uma prática baseada em evidências.

Por fim, a APA aponta que apoia a continuação dos estudos e pesquisas que demonstrem a efetividade e eficácia da psicoterapia, além de educar a população acerca de tal efetividade, dar suporte aos sistemas jurídicos para inclusão e reconhecimento formal da psicoterapia no sistema de saúde, ajudar a assegurar as políticas de acesso à psicoterapia no sistema de saúde – com particular atenção a adesão das necessidades das populações carentes – e encorajar a integração da pesquisa e prática.

Acompanhe a Resolução na íntegra através deste link.

Fonte: American Psychological Association

2 thoughts on “American Psychological Association publica nova resolução acerca do reconhecimento da efetividade da psicoterapia”

  1. Trata da efetividade da psicoterapia nos mais diversos espaços de atuação. Interessante para se repensar a real utilidade de fármacos, e porque estão tão presentes nos dispositivos de saúde.

  2. Informação relevante, sobretudo para os que acreditam que apenas medicalizar é a forma mais rentável e efetiva de resolver o sofrimento subjetivo

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter