RedePsi - Psicologia

Notícias

Chapa de eleição do CFP pode ser impugnada

Três chapas atualmente disputam a eleição do Conselho Federal de Psicologia; Na última terça-feira (11) o psicólogo Ivo Donner entrou com um processo de impugnação contra a chapa 21 – Renovação: Compromisso com a Profissão, que tem como candidata à presidência a psicóloga Carla Manzi. 

De acordo com o autor da proposta, Ivo Donner, o pedido de impugnação é baseado inicialmente na renúncia do psicólogo Álvaro Pereira Junior – um dos integrantes da chapa – ao mandato de 2010, onde foi eleito, e na assinatura da ata da plenária por parte de Carla Manzi (presidente do CRP 01 à época) na qual consta a renúncia do referido integrante; Segundo Donner, tanto a psicóloga Carla Manzi quanto o psicólogo Álvaro Pereira Junior sabiam da renuncia e, sabiam que esta seria impeditiva para a candidatura, porém mesmo assim ambos assinaram uma declaração de que não possuíam impedimentos – infringindo assim o Regimento Eleitoral.

Em réplica a essa acusação, Alan Galleazzo – membro da supracitada chapa – explanou que o Regimento não pontua que a renúncia justifica a impugnação, mas sim o abandono de cargo; Já em relação à assinatura da ata por Carla Manzi, Galleazzo apontou que não há impedimento ou contrariedade ao regimento no que tange a assinatura da ata – argumentos estes rebatidos por Donner ao citar o artigo 9 inciso II do Regimento Eleitoral e apontar que o problema não está na assinatura da ata em si, mas sim que Manzi não poderia alegar desconhecimento do pedido de renúncia pois a mesma assinou a ata.

Sobre as chapas e as eleições

São três as chapas ao Federal participantes da eleição: a “Chapa 21 – Renovação: Compromisso com a Profissão”, a “Chapa 22 – Fortalecer a Profissão” e a “Chapa 23 – Cuidar da Profissão”.

No último dia 12 entrou no ar a nova versão do site das eleições 2013 do Sistema Conselhos de Psicologia, que traz a nominata das chapas que vão concorrer aos 23 Regionais e ao Federal.

Além de conhecer as (os) candidatas (os), as psicólogas e os psicólogos vão poder verificar se irão votar por correspondência ou por internet.  A categoria vai poder, ainda, simular o voto online: o treino permite esclarecer possíveis dúvidas das (os) psicólogas (os) surgidas antes da data da votação, 27 de agosto.

Para garantir a participação na eleição, é preciso atualizar os dados em: http://cadastro.cfp.org.br/recadastramento

Conheça o site e saiba mais informações em: http://www.eleicoespsicologia.cfp.org.br/

Para conhecer o Regimento Eleitoral, acesse a Resolução CFP nº 015/12 aqui: http://www.crpsp.org.br/portal/midia/pdfs/resolucao_CFP_15-12_regimento_eleitoral.pdf

 

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter