RedePsi - Psicologia

Notícias

Eventos traumáticos são os maiores causadores de ansiedade e depressão

Estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Liverpool descobriram que os eventos traumáticos da vida são os maiores causadores de ansiedade e depressão, e a maneira como o indivíduo percebe esses eventos determina o nível de estresse experienciado.

Pesquisadores do Instituo de Psicologia, Saúde e Sociedade analisaram as respostas de mais de 32 mil participantes, com idade entre 18 a 85 anos, que completaram o BBC Stress Test, um questionário online que buscou explorar as causas e consequências do estresse. 

O estudo – o maior desse tipo já realizado no Reino Unido – descobriu que os eventos traumáticos da vida foram o maior fator determinante para o desenvolvimento de ansiedade e depressão, seguido de um histórico familiar de doenças mentais e baixos níveis econômicos e acadêmicos. Fatores sociais e de relacionamentos foram menos impactantes – porém ainda significantes – no estresse. Entretanto, os resultados revelaram que a maneira como o indivíduo pensa foi um fator importante na percepção do nível da experiência ansiosa e depressiva.

No BBC Stress Test os indivíduos responderam uma gama de questões acerca do histórico de saúde mental familiar, eventos da vida, níveis sócio-educativos, status de relacionamento e circunstâncias sociais. Também foi perguntado aos participantes sobre como eles responderam a situações estressoras.

O pesquisador chefe Peter Kinderman, diretor do Instituo de Psicologia, Saúde e Sociedade, destaca que a depressão e ansiedade não são condições simples e unifatoriais, e que a pesquisa objetivou descobrir o que levava as pessoas a sofrerem de ansiedade e depressão e porque alguns indivíduos sofrem mais que outros.

Apesar de sabermos que a genética e circunstâncias da vida contribuem para os problemas de saúde mental, os resultados apontaram que os eventos traumáticos da vida são a causa principal do sofrimento ansioso e depressivo dos indivíduos. Entretanto, a maneira como a pessoa pensa e reage acerca desses episódios estressores é um indicador do nível de estresse e ansiedade sentido pelo indivíduo.”, completa o pesquisador.

Além disso, o estudo aponta a possibilidade de ajudar as pessoas a mudar a maneira como elas pensam acerca desses eventos e ensinar a estas estratégias que podem reduzire os níveis de estresse.

Fonte: Medical News Today

One thought on “Eventos traumáticos são os maiores causadores de ansiedade e depressão”

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter