RedePsi – Psicologia

Jogadores de World of Warcraft experimentam menos solidão e ansiedade social no mundo virtual em comparação ao presencial

Indivíduos que jogam World of Warcraft – WoW- experienciam menos ansiedade social e solidão quando estão jogando online do que quando estão no mundo presencial off line, de acordo com um estudo publicado no jornal Computers in Human Behavior.

 

World of Warcraft Warlords of Draenor @ Gamescom

Em MMORPGs (jogo de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores), os jogadores devem cooperar com outros jogadores on-line, a fim de completar tarefas e atingir metas.

“O aspecto mais importante de jogos de MMORPG não é o próprio jogo, mas a capacidade de formar amizades fortes, em que os jogadores são muitas vezes altamente emocionalmente investidos”, disse Marcel Martoncik, pesquisador principal e autor do estudo.

No estudo foram comparadas a ansiedade social e solidão utilizando os inventários Social Phobia Inventory e UCLA Loneliness Scale, respectivamente, com uma amostra de 161 jogadores.

Além da diferença entre mundo real e off line, outro resultado encontrado foi que os jogadores que pertencem a uma Guilda (grupo) ou que regularmente jogam com amigos e membros da família, experimentam significativamente menos solidão do que aqueles que jogam regularmente sozinhos.

Os jogadores que se comunicam regularmente com outros jogadores on-line também experimentam menos solidão.

Além disso “Os jogadores podem não se sentir aceitos junto a pessoas que não jogam ou aprovam jogos de computador e esse sentimento de rejeição pode colaborar para produzir ansiedade social. E gravado pela falta de amigos, com quem poderiam compartilhar seus interesses, também surge a solidão”, disse Martoncik.

O estudo sugere que o WoW é um ambiente social que encoraja cooperação, comunicação e amizade.

Exit mobile version