RedePsi - Psicologia

Cursos

O Papel da Morte na Vida

O presente workshop tem por objetivo abordar o pensamento de Ernest Becker em relação à fuga da ideia da morte na cultura. Essa negação se desdobra na legitimação da destrutividade, quando uma frágil construção de identidade coletiva – que aos olhos de seus membros “merece” o dom da eternidade – se defronta com construções culturais “diferentes” – outros povos, outros grupos que possuem construções de identidade alternativas ou minoritárias. Conforme Becker, o confronto de “nós” contra “eles” produz os párias, os bodes expiatórios, os excluídos, os loucos, e – principalmente – as guerras e as limpezas étnicas. Igualmente, será abordada a Teoria do Gerenciamento do Terror (TMT – Terror Management Theory), sobre o lidar com a morte, desenvolvida a partir dos escritos de Becker, e algumas formas de sua verificação empírica em testes controlados.

Facilitador: Julio Roberto Costa, M. Sc., sociólogo (UnB – Brasília), foi orientando do professor João Gabriel Lima Cruz Teixeira, sociólogo de orientação freudiana, quando iniciou seus estudos transdisciplinares de sociologia da cultura e psicanálise. Em sua pesquisa teve como interlocutores professores do Brasil e do exterior, como o sociólogo Dr. Carlos Benedito Martins, Dra. Maria Angélica Brasil Madeira, Dr. E. James Lieberman, Dr. Kevin Boileau e Dr. Robert Kramer, dentre outros. Desde 2016, publica regularmente no periódico do Existential Psychoanalytic Institute and Society – EPIS (Montana, EUA). Convidado a lecionar na Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungria).

Data: 13 de fevereiro de 2019

Horário: 15:00h às 18:00h

Local: Colmeia Carioca Corporate, Avenida Franklin Roosevelt, 194 – 9º andar, Centro, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 3553-1420

Investimento: R$190,00

Inscrições e informações: [email protected]

Vagas limitadas – inscreva-se já!

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter