Inscrições abertas para cursos online!
O Espaço Ybá tem como objetivo semear a prevenção em saúde emocional por meio de cursos, grupos de apoio e estudos e supervisão clínica. Para o segundo semestre de 2020, com início em agosto, o Espaço Ybá está oferecendo 4 cursos com aulas online:
As consultas com pais na abordagem psicanalítica de crianças e adolescentes: sua importância
Professora: Claudia Vannozzi Brito
Objetivo: habilitar os alunos a utilizar as consultas com pais como um importante instrumento favorecedor ao bom resultado no tratamento de crianças e adolescentes; estudar as questões técnicas dessas consultas, suas múltiplas transferências e o manejo do setting analítico; refletir sobre as diversas funções do analista nas consultas com pais.
Duração: 24 horas.
Público-alvo: psicólogos, estudantes do quinto ano de psicologia, psicanalistas, estudantes de psicanálise, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros e pedagogos. Metodologia: aulas expositivas, textos e discussões de casos clínicos.
Temas:
- Histórico da psicanálise de crianças: Freud, Klein, Maud Mannoni, Winnicott e a introdução dos pais no tratamento de crianças e adolescentes: suas considerações;
- A importância do ambiente como facilitador do desenvolvimento, a mãe suficientemente boa e a função paterna;
- As questões técnicas: o manejo do setting e as múltiplas transferências (conceito de transferência, contratransferência, setting e sigilo);
- As funções do analista nas consultas com pais: casos relatados por Winnicott (Robin, Milton, Piggle);
- Primeiro contato com o paciente – montando a caixa lúdica;
- Devolutiva para os pais e com o paciente;
- As múltiplas transferências: sua importância e manejo;
- As consultas com os pais: sua função.
Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)
Início das aulas: 07 de agosto de 2020
Horário: sextas-feiras, das 14h00 às 15h30.
O processo psicodiagnóstico na prática clínica com crianças e adolescentes
Professoras: Mafalda Janasievicz Pepe e Ruth Langer Terni
Objetivo: oferecer recursos e instrumentos que possibilitem ao profissional de psicologia investigar e compreender a problemática de seu paciente, utilizando técnicas projetivas numa abordagem psicanalítica.
Duração: 24 horas.
Público-alvo: psicólogos e estudantes de quartos e quintos anos de psicologia.
Metodologia: discussão de textos sobre diagnóstico psicológico, aulas expositivas sobre técnicas projetivas e supervisão de casos trazidos
pelos alunos.
Temas:
- Localização histórica e definição do que é psicodiagnóstico: o
processo compreensivo; - As contribuições da psicanálise para o raciocínio clínico (Freud, Melanie Klein, Winnicott);
- Como estruturar um psicodiagnóstico considerando a criança e o adolescente;
- Entrevista inicial com os pais e o paciente;
- Dinâmica familiar: sua importância;
- Relação psicólogo – paciente e psicólogo – família;
- A observação lúdica e outras técnicas projetivas: sua aplicação e interpretação;
- A entrevista devolutiva para os pais e para o paciente;
- A comunicação com os demais profissionais implicados no caso;
- O processo psicodiagnóstico e o contexto institucional: suas peculiaridades;
- Quando o relatório é necessário;
- Supervisão de casos clínicos.
Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)
Início das aulas: 13 de agosto de 2020
Horários: quintas-feiras, das 8h30 às 10h
O procedimento de desenho-estória como instrumento de investigação da personalidade
Professoras: Mafalda Janasievicz Pepe e Ruth Langer Terni
Objetivo: oferecer recursos teórico-clínicos que possibilitem ao profissional de psicologia investigar e compreender a problemática do seu paciente utilizando a técnica projetiva do procedimento de Desenho Estória (DE), numa abordagem psicanalítica.
Duração: 24 horas.
Público-alvo: psicólogos e estudantes de quartos e quintos anos de psicologia.
Metodologia: discussão de textos sobre diagnóstico psicológico, aulas expositivas sobre técnicas projetivas e supervisão de casos trazidos
pelos alunos.
Temas:
- Localização histórica e definição do que é psicodiagnóstico com ênfase na técnica DE;
- As contribuições da psicanálise para o raciocínio clínico (Freud, Melanie Klein, Winnicott);
- A aplicação do procedimento do DE e a interpretação do material clínico;
- O valor desse instrumento no processo de psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e adultos;
- A entrevista devolutiva para os pais e para o paciente.
Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)
Início das aulas: 13 de agosto de 2020
Horários: quintas-feiras, das 10h30 às 12h.
Casos clínicos e teoria psicanalítica
Professora: Claudia Vannozzi Brito
Objetivo: estudar teorias e conceitos da psicanálise relacionados à prática clínica dos alunos, através da discussão e análise de casos
clínicos.
Duração: 32 horas.
Metodologia: textos sobre temas contemporâneos da prática clínica e exemplos de casos clínicos atendidos pelos alunos e alunas. Público-alvo: psicólogos, psicanalistas e alunos de psicologia.
Temas:
- Histórico de D. Winnicott;
- Desenvolvimento emocional primitivo;
- Psicose e cuidados maternos;
- A mãe suficientemente boa e função paterna;
- Casos borderlines e a importância do setting;
- Elasticidade da técnica;
- O analista implicado.
Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)
Início das aulas: 04 de agosto de 2020
Horário:terças-feiras, das 11h às 13h.
Para maiores informações, acesse: www.espacoyba.com