RedePsi - Psicologia

Artigos

Como impulsionar a sua carreira por meio do desenvolvimento de novas habilidades

Desenvolver novas habilidades é a chave para o sucesso profissional. Veja aqui quais são as habilidades essenciais e que abrem as portas para o crescimento profissional!

Ao longo dos anos, foi mudando a forma de se conquistar o desenvolvimento profissional. Hoje, não basta somente ser muito bom em sua área de atuação. O cenário atual pede profissionais multidisciplinares, com habilidades e capacitações diversas.

Nas carreiras do futuro, o profissional deverá, além de capacitado em sua área, trazer consigo habilidades e conhecimentos em outras áreas que complementem a sua atuação dentro da empresa.

A necessidade de se manter atualizado já é uma realidade. Em muitas áreas, principalmente as que envolvem tecnologia e comunicações, se manter atualizado com as novas ferramentas e tendências do mercado é essencial para se manter posicionado na empresa.

Habilidades essenciais para o crescimento profissional

Para se destacar num mercado cada dia mais competitivo, o profissional deve ter habilidades ou adquirir conhecimentos que irão lhe fazer atingir o desenvolvimento profissional.

Atualmente, as habilidades podem ser divididas em dois grupos: soft skills e hard skills, habilidades mais “leves” e mais “intensas, traduzido livremente do inglês.

As primeiras são aquelas de natureza mais subjetiva, enquanto as outras são mais técnicas e aprofundadas. Por exemplo, um curso de liderança pode ser classificado em soft skill, enquanto um curso específico para aprender um determinado software, seja classificado em hard skill.

Quais habilidades devo desenvolver para ter crescimento profissional?

1 – Habilidades ligadas ao comportamento (soft skills)

As soft skills podem ser ligadas ao comportamento, englobando habilidades mais subjetivas. Uma delas, talvez uma das mais importantes a ser desenvolvida, é a inteligência emocional. O profissional que possui essa habilidade conhece as suas emoções, além de reconhecer as emoções das pessoas que convive, praticando empatia, resultando num clima mais tranquilo e organizado no ambiente de trabalho.

Além disso, o funcionário com inteligência emocional tem maior tendência de lidar melhor com frustrações e evita conflitos desnecessários no ambiente profissional, enxergando as dificuldades e obstáculos como uma forma de crescimento e aprendizado.

Outras habilidades são necessárias para as carreiras do futuro, sendo a criatividade uma das mais visadas nos candidatos. O profissional que tiver a criatividade para enfrentar os desafios diários, gerando soluções efetivas e inovadoras, tende a ter maior sucesso na carreira.

Os gestores procuram pessoas que consigam pensar fora da caixa e enxergar além dos padrões, buscando sempre a inovação. A liderança também é uma habilidade que pode levar ao crescimento profissional, sendo uma característica desejada para as carreiras do futuro.

Exercer a liderança implica em ser proativo, coordenar a equipe e saber a necessidade de cada pessoa, acompanhando o desenvolvimento individual, motivando a equipe como um todo. Boa comunicação, flexibilidade e adaptação, além de bom gerenciamento de tempo também são habilidades essenciais para o desenvolvimento profissional.

2 – Habilidades técnicas (hard skills)

As habilidades técnicas podem ser vinculadas a sua área de atuação, mas também abrangem ferramentas que são usadas de forma generalizada no mundo corporativo. Informática, hoje em dia, é o básico. Dominar as ferramentas básicas da informática como a usabilidade da internet, edição de textos e planilhas, é algo que os gestores consideram como o mínimo necessário.

Habilidades técnicas principalmente relacionadas a novas tecnologias pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento profissional. Atualmente, o profissional que tem conhecimento em plataformas de armazenamento em nuvem e marketing digital, possui destaque no ambiente corporativo.

Um conhecimento que tem obtido atenção e se mostra fundamental para as carreiras do futuro é a competência em dados. Coletar, avaliar e apresentar estatísticas e dados, conforme a sua área de atuação, pode ser um diferencial para o profissional se destacar.

Uma boa comunicação, oral ou escrita, pode potencializar essa habilidade, ao saber mostrar toda a pesquisa e análise, além de mostrar soluções e resoluções pertinentes àqueles dados.

3 – Conhecimento de língua estrangeira

Com o mundo cada vez mais globalizado, ter conhecimento em língua estrangeira chega a ser essencial. O inglês, por ser a língua internacional oficial do mundo dos negócios, pode abrir portas para o profissional e para a empresa. Portanto, aprender pelo menos o inglês básico pode ajudar muito em suas atividades profissionais.

Saber somente um idioma estrangeiro não é mais considerado diferencial, então quanto mais conhecimento em outras línguas, o suficiente para entender e ser entendido. Os idiomas mais importantes para o mundo corporativo é o inglês, espanhol, francês e o mandarim.

Hoje, existem cursos de idiomas totalmente online, com horários flexíveis e conversação com nativos, além de metodologia mais prática e dinâmica, para fixar melhor o aprendizado, como os oferecidos pela Babbel. Mesmo quem tem o dia a dia corrido, pode cursar um novo idioma separando apenas uma hora de seu dia, sem precisar se deslocar, por mensalidades atraentes e formas de pagamento flexíveis.

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter