RedePsi - Psicologia

Artigos

Sexualidade como linguagem do amor

A sexualidade é um tema envolvente e muito estudado ultimamente, por vezes até banalizada, mas sua complexidade envolve diversas características e experiências que muitos casais não conseguem compreender, conversar e acolher as diversidades de comportamento sexual o que pode levar a separações.
A sexualidade como linguagem do amor envolve varias características e subjetividade própria de cada ser humano, já que não existe ser humano assexuado, seja homem ou mulher.
Acolher a diversidade do outro não é fácil, pois há uma diferença de pensamento entre o homem e a mulher, enquanto ela tem fome de amor, ele tem de sexo. Ao passo que ela quer enlace, ele não pensa em compromisso. Para o homem, o prazer sexual vem antes de tudo, enquanto a maior parte das mulheres diz que necessita da ternura, do carinho, dos toques amorosos mais do que do ato sexual propriamente dito. Parecem até seres incompatíveis, mas seus caminhos se cruzam e há uma vontade irresistível de se encaixar um no outro. Este é o desafio do diferente.
Além das diferenças entre gênero há também as diferenças de acordo com contextos sociais distintos. A população de um determinado país, com seus costumes e leis, vive a sexualidade diferente de outros povos.
As diferenças tornam a interação e os relacionamentos mais ricos, prazeroso e promove o crescimento mútuo, a ideia de que homens e mulheres devem ser tratados iguais pode trazer risco para a perpetuação da humanidade.
Assim, o tema da sexualidade pode ser tratado de várias maneiras. É bastante comum falar sobre sexualidade abordando normas e proibições, amor, prazer, etc., mas a sexualidade não se reduz a isso. Ela se decide fundamentalmente no plano afetivo e acima de tudo no plano do amor que é a união de duas vidas, entrelaçadas e unidas no que a existência tem de mais profundo. Embora muitos estudiosos defendam que a sexualidade humana esteja relacionada apenas ao prazer, podemos observar que a mesma também está relacionada à linguagem do amor.

SEXUALIDADE COMO LINGUAGEM DO AMOR

“Acredito que a maior tragédia do homem tenha ocorrido quando ele separou o amor do sexo. A partir de então, o ser humano passou a fazer muito sexo e nenhum amor. Não passamos do desejo, eis a verdade. Todo desejo, como tal, se frustra com a posse. A única coisa que dura além da vida e da morte é o amor”.
Nelson Rodrigues

A sexualidade humana configura o comportamento pessoal, revelado no modo de se vestir, na maneira como a pessoa age diante do sexo oposto, é algo que deve ser integrado na dinâmica geral da pessoa.
Para Foucault, 1997 (apud Mourão, 2012) sexualidade é um processo complexo que se forma a partir de identificações, mediadas pelo momento histórico vivido, o que significa que as questões relativas ao seu exercício, bem como os termos utilizados nessa área sofrem variaçoes ao longo do tempo. Assim, a sexualidade vem sofrendo diversas conotações uma vez que se passou abruptamente de uma educação onde o sexo era tabu e a ignorância a respeito da sexualidade humana considerada uma manifestação de integridade moral, para outra onde tudo é normal, correto e permitido. (HERRMANN, 1999) .
Esta evolução diz respeito principalmente às mulheres, já que estas eram reprimidas e sem possibilidades de expressar seus sentimentos e emoções.

Falar da sexualidade como linguagem do amor envolve além das características biológicas, já que não existe ser humano assexuado, seja homem ou mulher, cada um tem características sexuais próprias, passa pela dimensão corporal e subjetiva do ser humano. Assim, a sexualidade está intimamente vinculada a subjetividade, a dimensão psicológica, emocional e erótica. (COELHO, 2011)
Na subjetividade humana, cada pessoa vive sua sexualidade de maneira propria, uma vez que existe uma maneira masculina e feminina de pensar, imaginar, amar, agir, reagir e sentir o que se pode de chamar de desejo sexual.
A sexualidade passa também pela dimensão psicológica, o eros, a esfera do erótico é entendida como a área da atração, do desejo. É por meio dessa dimensão que entramos no âmbito dos sentimentos. É o campo da sensualidade, entendida em seu aspecto positivo. É algo como a irradiação da emoção sexual sobre todo o corpo.
Na dimensão erótica, a linguagem mais comum é a da ternura, que se manifesta na vontade e na necessidade de dar e receber carinho. A sexualidade não permanece localizada exclusivamente nas zonas erógenas, encontra-se no todo do sujeito, como ser corpóreo.
Desta forma, o relacionamento para ser duradouro, envolve além da sexualidade, o amor.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter