Se você tem interesse na mente humana, em casos clínicos, comportamentais e na manifestação de emoções e sentimentos, com certeza você possuirá afinidade com o campo da psicologia e possivelmente da psiquiatria.
No entanto, muitas pessoas não têm a menor ideia sobre como este curso funciona, sobre os projetos de pesquisa que são realizados e nem em qual a nota de corte para ingressar neste corte.
Pensando nisso, na reportagem de hoje iremos ver juntos alguns detalhes sobre os cursos de psicologia, como exemplo de metodologias de TCC na área, onde o curso é oferecido e também a grade curricular que é vista na maior parte dos cursos de psicologia ao redor do país.
De acordo com o portal Ciências Médicas de Minas Gerais, o CMMG, a psicologia é uma fortíssima ferramenta para o autoconhecimento e para a observação de comportamentos sociais.
Por se preocupar diretamente com o ser humano, os cursos superiores de psicologia são responsáveis por formar profissionais que atuam diretamente com o bem-estar da população, ou seja, profissionais sensíveis e responsáveis pela manutenção do próximo.
De maneira geral, a psicologia é a área do conhecimento que irá contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos em questões que rodeiam e permeiam a vida do ser humano.
Segundo o MEC, através da Diretriz Curricular dos cursos superiores de psicologia, a fundamentação teórica do curso se dá nos seguintes pilares:
Todas as disciplinas vistas ao longo do curso de psicologia são embasadas e pautadas nestes seis diferentes pilares, ou seja, eles são essenciais para o desenvolvimento do curso.
De acordo com a plataforma Guia da Carreira, os cursos superiores em psicologia apresentam uma duração média de cinco anos, podendo ser mais de acordo com o desempenho do aluno e projetos durante a graduação.
Além disso, é possível se graduar em duas modalidades no curso de psicologia, bacharelado e licenciatura.
Ao se formar como bacharel, o aluno graduado estará apto para atuar em consultas clínicas, atendimentos e atuação na área da saúde pública.
Já o licenciado é responsável por desenvolver trabalhos e projetos relacionados à educação e ao ensino da psicologia, através de sua atuação como professor ou orientador.
Ainda, o curso de psicologia tem como objetivo a formação de um profissional capaz de lidar com relações humanas e com o entendimento de emoções e sentimentos oriundos das mais variadas causas.
Como vimos anteriormente, o curso de psicologia é pautado em seis pilares que irão nortear todas as disciplinas que serão vistas ao longo do curso.
Durante os cinco anos de graduação neste curso, os alunos irão ver disciplinas como:
E inúmeras outras matérias que irão pautar as relações humanas e atuação do psicólogo como profissional.
Por fim, é extremamente importante analisar alguns projetos que são desenvolvidos no curso de psicologia, a fim de entender a vivência deste profissional e qual sua atuação no mercado de trabalho.
Logo, iremos também ver alguns projetos de pesquisa e ideias para TCC nesta área, para ilustrar um pouco mais da atuação do psicólogo no dia-a-dia.
Se interessou um pouco mais pela atuação dos psicólogos? Esta profissão é extremamente renomada e respeitada no contexto atual, onde a saúde mental é extremamente valorizada.
Ainda, a psicologia é um dos cursos superiores mais concorridos de todo o país, então para ingressar nesta área, é necessário muito estudo, dedicação e preparo!