RedePsi - Psicologia

Artigos

TCC e Monografias: qual a diferença exata entre os dois e como desenvolvê-los?

TCC e Monografias: qual a diferença exata entre os dois e como desenvolvê-los?

O período de formação do jovem-adulto é sempre extremamente complicado e recheado de momentos conturbados, indecisos e desafiadores. Há o primeiro contato com responsabilidades burocráticas, como contas, e também os desafios acadêmicos.

Isso é real pois muitos jovens, sobretudo no período de pandemia e pós-pandemia, precisam trabalhar além de estudar, visando pagar suas contas, devido principalmente às dificuldades vividas pela comunidade acadêmica.

Isso é especialmente verdade para os alunos de universidades públicas, cuja única possibilidade de renda pelo seu estudo e trabalho na universidade está diretamente relacionada à verbas governamentais.

Com o corte de gastos que ocorre ano-após-ano, especialmente durante a pandemia, muitos jovens precisam recorrer a uma fonte de renda além de seus estudos.

Essa realidade torna o trabalho de conclusão de curso, ou a monografia, ou até o estágio obrigatório extremamente torturantes para este aluno e praticamente impossíveis de serem realizados.

Além disso, o TCC na faculdade é um passo obrigatório, assim como o estágio curricular realizado pelos alunos. Ou seja, caso o TCC não seja feito, não há graduação, o que faz com que o TCC seja um dos momentos mais delicados e importantes de toda a faculdade.

Mas o que exatamente é esse bicho de sete cabeças? O TCC e a monografia são a mesma coisa ou existe alguma diferença entre monografia e TCC?

Para tentar tornar um pouco mais simples este momento e diluir um pouco deste conteúdo, na reportagem de hoje serão abordadas as principais diferenças entre esses dois tipos de trabalho acadêmico e também dicas para desenvolvê-los!

 

Monografia X TCC

O primeiro ponto necessário para compreendermos exatamente a diferença entre estes dois é: a monografia é um formato textual enquanto o TCC é um trabalho acadêmico. Ou seja, só neste ponto já é possível notar que não significa a mesma coisa.

O TCC nada mais é do que uma abreviação para Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, é o trabalho final da faculdade, a última obrigação do aluno enquanto graduando, antes de sua conclusão de curso, como o nome já diz.

Portanto, o TCC é um trabalho científico obrigatório, necessário para a conclusão em qualquer curso superior, independente do tipo de instituição ou da área em questão.

O artigo científico, a monografia, o ensaio e diversos outros são considerados formatos textuais, ou seja, tipos de texto científico. Portanto, o TCC pode ser escrito em diversos gêneros distintos, inclusive a monografia.

Logo, de maneira simples e direta, entender o que é TCC ou monografia se resume no conceito: um deles é um trabalho, enquanto outro é um formato textual em que este trabalho pode ser desenvolvido.

Contudo, independente desta diferença, ambos são extremamente desafiadores e possuem regras e padrões que devem ser seguidos de maneira obrigatória. Então, quais são exatamente os passos essenciais para desenvolver um bom projeto acadêmico?

 

Principais dicas para a estruturação de um projeto acadêmico

Dentre todas as regras da ABNT, reuniões e a necessidade de um orientador para lhe auxiliar em seu projeto acadêmico, os mais importantes passos para escrever um TCC estão relacionados à organização, dedicação e gestão do tempo.

De acordo com a clássica plataforma para estudantes, universitários, alunos e vestibulandos Guia do Estudante, da Abril, existem alguns passos essenciais para este momento que não podem ser descartados em hipótese alguma, como:

  • Defina um tema que você possui afinidade

É muito mais fácil encarar horas de trabalho, passar noites pesquisando e enfurnado no laboratório da faculdade quando o tema central de sua pesquisa é algo que você genuinamente gosta. Isso torna toda a experiência bem mais prazerosa.

 

  • Leia muito

Um dos maiores aliados do universitário (e de qualquer aluno) é a leitura, da mesma maneira que a falta da leitura pode atrapalhar de maneira absurda o desenvolvimento de um texto coeso. No caso de projetos acadêmicos, referências bibliográficas e obras acadêmicas no tema nunca são demais.

 

  • Conheça muito bem a estrutura e as normas

Outro ponto que costuma atrapalhar muitos universitários, sendo um dos maiores desafios para a grande parte são as normas da ABNT e a estrutura de um projeto acadêmico. Lembre-se sempre de consultar as normas mais atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas e estruturar seu projeto de acordo.

 

  • Comece pelo mais simples

Compreendendo o tema do TCC e como ele será organizado, todas as tarefas derivadas disso se tornam muito mais simples. Talvez a organização do tempo e uma base sólida para o projeto sejam os pontos mais importantes para seu sucesso. Portanto, defina muito bem o tema e sua justificativa.

 

  • Transformar suas tarefas em tarefas menores

Não tente terminar seu TCC em uma semana. Não vai acontecer, da mesma maneira que é impossível produzir um livro em tão pouco tempo. O ideal é dividir uma grande meta em pequenas metas. Ao invés de tentar fazer o TCC o mais rápido possível, que tal estabelecer uma meta de 5 páginas por dia?

  1. Diferença entre monografia e TCC
  2. TCC é o de um trabalho científico obrigatório 
  3. Passos para escrever um TCC 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter