RedePsi - Psicologia

Notícias

Mulher com peso normal se vê mais gorda e homem, muito magro

NOVA YORK (Reuters Health) – As percepções de homens e mulheres de seu peso são diferentes, segundo pesquisadores. Aquelas com peso normal se vêem mais gordas, enquanto os homens nessa situação se consideram muito magros.
NOVA YORK (Reuters Health) – As percepções de homens e mulheres de seu peso são diferentes, segundo pesquisadores. Aquelas com peso normal se vêem mais gordas, enquanto os homens nessa situação se consideram muito magros.
“Quando analisamos a forma como vemos nossos corpos e o impacto em nossa felicidade e nosso autoconceito, ela é diferente para homens e mulheres, pois a sociedade as pressiona a serem magras e os homens a serem grandes”, disse o co-autor do estudo, Donald R. McCreary, ex-pesquisador do Distrito de Saúde de Regina, em Saskatchewan (Canadá), à Reuters Health.

Atualmente, ele trabalha no Instituto de Defesa e Civil de Medicina Ambiental, em Toronto.

McCreary e Stanley W. Sadava, professor de psicologia da Universidade Brock, em St. Catharines (Ontario), analisaram como as percepções de peso corporal ideal e os níveis de felicidade diferiam entre homens e mulheres. Eles acreditavam que as influências sociais, como o fato da mídia formar as percepções de tamanho corporal das pessoas, fornecendo modelos mais magros do que a média para o sexo feminino e outros maiores do que o normal para o sexo masculino.

Eles entrevistaram 813 adultos entre 19 e 39 anos. Os participantes relataram sua altura e seu peso e responderam perguntas adicionais sobre suas percepções em relação a seu peso, assim como sua atração, satisfação e saúde geral.

Os pesquisadores descobriram que 31 por cento das mulheres com peso corporal normal se consideravam acima do peso, em comparação a apenas 5 por cento dos homens com peso corporal normal. Por outro lado, 25 por cento dos homens com peso normal acreditavam que estavam abaixo do peso, comparados a apenas 5 por cento das mulheres com peso normal.

As descobertas foram publicadas na revista Psychology of Men & Masculinity.

Além disso, cerca de metade dos homens acima do peso achava que tinha peso normal, comparados a apenas 4 por cento das mulheres acima do peso.

MAIS ATRAENTE

Em comparação às mulheres, os homens acima do peso estavam mais propensos a se considerarem atraentes. Já as mulheres abaixo do peso se sentiam mais atraentes e saudáveis comparadas à visão dos homens abaixo do peso.

Os pesquisadores destacaram que essas percepções equivocadas do peso podem ser prejudiciais tanto em homens quanto mulheres. Aquelas com peso normal que se vêem “gordas” podem fazer dieta em excesso e desenvolver distúrbios alimentares como anorexia. E os homens acima do peso que se consideram magros podem não perceber a necessidade de emagrecer por motivos de saúde.

Os homens com peso normal que acham que são magros também podem tomar esteróides perigosos para parecerem mais fortes, acrescentou McCreary.

Fonte: Psychology of Men & Masculinity 2001;2:108-116.
Por Melissa Schorr

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter