RedePsi - Psicologia

Notícias

História, consciência e educação

A obra de Vygotsky busca um modelo explicativo que contemple os mecanismos cerebrais do funcionamento psicológico e a constituição do sujeito no processo histórico-cultural
A obra de Vygotsky busca um modelo explicativo que contemple os mecanismos cerebrais do funcionamento psicológico e a constituição do sujeito no processo histórico-cultural
O trabalho de Vygotsky, atualmente bastante divulgado e valorizado no Ocidente, permaneceu quase completamente ignorado até 1962, quando seu livro Pensamento e Linguagem foi publicado pela primeira vez nos EUA, de forma resumida pelos seus tradutores, com o título Language and Thought.

Ainda que alguns artigos seus já tivessem sido publicados anteriormente em inglês, suas idéias não haviam sido difundidas fora da então União Soviética. Isso se deveu, em parte, à situação de isolamento em que esse país se encontrava, em relação aos centros de produção científica europeus e norte-americanos, por meio de barreiras políticas, culturais e lingüísticas. Deveu-se, também a mecanismos internos da sociedade soviética, já que entre 1936 e 1956, aproximadamente, a publicação das obras de Vygotsky foi suspensa pela censura do regime stalinista.

Atualmente a publicação de textos escritos por Vygotsky e seus colaboradores, bem como de textos sobre o seu trabalho e de pesquisas e reflexões contemporâneas fundamentadas em seus pressupostos teóricos, está em rápida expansão nos países ocidentais. No Brasil, a maior parte das traduções tem sido feita a partir dos livros em inglês publicados nos EUA.

Falta, entretanto, por parte das editoras brasileiras, uma explicitação dos recortes privilegiados na seleção e organização dos textos, que não correspondem à organização original das obras escolhidas de Vygotsky, publicadas em russo, na União Soviética, entre 1982 e 1984, nem às cuidadosas traduções editadas na Espanha e nos EUA desde então.

Falecido antes de completar 38 anos, vítima de tuberculose que o acompanhou desde a idade de 24 anos, Vygotsky deixou uma vasta produção escrita. A doença, a morte prematura e o volume de sua produção marcaram, de certa forma, o estilo de seus textos.

fonte:[url=http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/nov/21/104.htm]www.estadao.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter