RedePsi - Psicologia

Notícias

Calvície: hipnose pode ser solução

Pacientes portadores de um quadro de calvície, chamado de alopecia areata, podem ser ajudados com uma técnica de hipnose, no sentido de diminuir a perda de cabelo.
Pacientes portadores de um quadro de calvície, chamado de alopecia areata, podem ser ajudados com uma técnica de hipnose, no sentido de diminuir a perda de cabelo.
Segundo pesquisadores da Universidade de Bruxelas, em um trabalho publicado na revista “Journal of the American Academy of Dermatology,” essa é uma calvicie auto-imune, caracterizada por uma perda súbita e continua de cabelo, formando áreas arredondadas de calvície.

Na nova pesquisa, os investigadores analisaram o tratamento de hipnose em 21 pessoas com uma perda extensa de cabelo, que comprometeria 30% ou mais, da área do couro cabeludo, com uma duração de pelo menos três meses. Esses pacientes já haviam sido tratados preliminarmente, sem sucesso, com esteróides. Após a hipnoterapia, os indivíduos foram acompanhados por um período de seis meses a seis anos.

As sessões de hipnose foram realizadas a cada três semanas; os pacientes receberam ainda tratamento médico quando necessário.

Nos resultados observados, doze pacientes tiveram crescimento de cabelo em pelo 75% da área, sendo que 9 destes12 pacientes recuperaram o cabelo totalmente.

Os autores da pesquisa não sabem dizer exatamente de que maneira a hipnose pode estimular o crescimento dos cabelos, e seus resultados não podem ser considerados como sendo uma orientação para a realização deste tipo de tratamento, até que mais informações estejam disponíveis.

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6535]www.bibliomed.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter