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Coaching

O coaching costuma ser confundido com psicoterapia, no entanto, é um equívoco, pois a psicoterapia foca o indivíduo e o coaching visa os problemas de desempenho profissional. Outra diferença entre os dois é que o coaching enfatiza a ação dos objetivos. O coaching é um processo rápido, sendo assim é diferente de uma psicoterapia que costuma ser longa e profunda. É importante ressaltar que o coaching não trabalha com psicopatologias e sim com o âmbito em que seu cliente está comprometido. Coaching tem como objetivo a realização de metas. É um processo de desenvolvimento comportamental, focado em ações no sentido de desenvolver ou aprimorar suas próprias habilidades para a realização de suas metas e desejos.
Coach é alguém que instrui particularmente, visando preparar uma pessoa para um trabalho especifico e apóia para que se alcance determinados resultados.  É aquele profissional que não se preocupa apenas com os resultados, mas sim com o desenvolvimento do seu cliente. É o profissional que conduz o processo equipando o cliente com ferramentas, conhecimento e oportunidades para expandir e, principalmente, agir em direção a seus objetivos. O objetivo é levar o cliente a criar estratégias que o ajudem a alcançar metas que ele considera importantes.Já o coaching é o processo desenvolvido com a pessoa.

A finalidade do coaching é ajudar a descobrir o potencial de trabalho, perceber com facilidade as oportunidades, definir objetivos e estabelecer metas, dar suporte para que a pessoa possa assumir seus medos, apoiar a descoberta das competências, ajudar a superar obstáculos, dar feedback para poder motivar e receber melhorar seu desempenho, melhorar a comunicação com a equipe, favorecer a percepção de suas deficiências auxiliar na sua conduta de trabalho e encorajar o crescimento profissional e pessoal. O coaching pode ser destinado a qualquer colaborador e ele fornece elementos para que o cliente decida se convém mudar. Também procura conhecer alternativas possíveis para melhorar o desempenho. É uma abordagem de desenvolvimento profissional e humano  que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um olhar de fora para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão. Uma abordagem individual onde o próprio cliente encontra as soluções estratégicas, partindo da utilização do máximo de seu potencial criativo e replica as técnicas junto à equipe. Ao final do processo, temos não só um líder em alta performance como o desenvolvimento de toda a equipe. Um processo de aumento da consciência de si mesmo, auxilia o cliente a se utilizar do seu poder de ação e de fazer acontecer, ou seja, habilidade de agir com eficiência para alcançar seus objetivos. O processo de coaching pode ser utilizado tanto para fins profissionais (coaching executivo) ou pessoais (life coaching).

O coaching executivo auxilia pessoas num contexto empresarial a aprimorarem seus comportamentos para maior eficiência na produção de resultados concretos. Desenvolve competências como: comunicar-se com mais facilidade, ser mais assertivo, ser capaz de lidar com suas emoções e as do outro, aumento da habilidade de liderar, melhor capacidade de resolução de conflitos, entre outras competências que podem vir a ser aprimoradas. Também ajuda o executivo a reorientar sua atitude profissional, para que esteja alinhada aos seus talentos, objetivos, valores e missão de vida visando um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Melhora a capacidade de liderança dos gestores, melhorando a convivência do líder com sua equipe, visando uma comunicação mais eficiente. Além disso, ajuda o executivo a ser mais eficaz em seu cargo atual e a prepará-lo para o desenvolvimento para cargos futuros.


Roberta Fernandes Lopes do Nascimento
– Psicóloga (PUCRS), Mestre em
Psicologia (PUCRS) –  Consultora Organizacional e de Carreira, Perita
Examinadora do Trânsito – DETRAN – N°: 036/04 – , Supervisora e
Professora do Núcleo Médico Psicológico. Atuação em empresas de grande porte
nacionais e multinacionais. Contato: [email protected]

 
Raquel Lacerda Paiani
, em formação em Psicologia (PUCRS). Desenvolvendo
atividades como auxiliar em avaliação psicológica, entrevista de
seleção e apoio no processo de planejamento de carreira. Contato:
[email protected]

 
Kelly da Silva Dornelles, em formação pela (PUCRS), no curso de
psicologia. Atua  como auxiliar na área avaliação psicológica e seleção de
pessoal.Contato: [email protected]

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