Psicologia escolar e educacional: percepções e delineamentos da área e prática profissional – Thiago de Almeida; Maria das Graças de Souza; Maria Luiza Lourenço; Maria Raquel Moretti Pires

Estudos sobre psicologia escolar trouxeram vários questionamentos acerca da atuação do psicólogo e isto resultou na quebra de alguns paradigmas, ou seja, no que condiz à percepção da necessidade de intervenções da psicologia no ambiente escolar, consequentemente favorecendo a prática na compreensão dos processos educacionais e ampliar a atuação da psicologia, exercido por muito tempo somente pela pesquisa e na clínica individualizada. A produção de conhecimento científico não pode ser considerada finita, por se tratar de um processo dinâmico e inacabado, ou seja, assim como a sociedade se modifica com o passar dos anos e dos processos sócio históricos, as modificações são inevitáveis, seja trazendo novas ideias ou questionando ideias já existentes, é um processo pelo qual sempre estará contribuindo para a evolução das práticas do psicólogo escolar/educacional através da construção de práticas e saberes, dos quais são partilhados sobre olhares de vários profissionais das diversas abordagens. O presente estudo tem como finalidade apresentar alguns aspectos da Psicologia Escolar e Educacional a partir das literaturas encontradas na Biblioteca virtual de saúde (BVS). Para tal, realizou-se uma busca computadorizada pela literatura que trata da temática, utilizando a base de dados do BVS Psicologia ULAPSI Brasil, sem limite de tempo, com o termo: Psicologia Escolar e Educacional, o que resultou em 222 bases bibliográficas, 82 bases em texto completo e 417 bases em ciência da saúde e áreas correlatas. Desses, selecionaram-se os trabalhos relevantes ao tema. Essa suma busca foi realizada e finalizada no mês de setembro-outubro de 2011. Conclui-se, por meio desse estudo que apesar de haver grandes mudanças na atuação do psicólogo nas escolas, as dificuldades escolares ainda são percebidas pelos professores e demais profissionais da educação, como sendo um trabalho de resolução dos problemas apresentados pelos alunos a partir de um atendimento clínico e individualizado e por outro lado para os psicólogos escolares é vista como uma prática que envolve o desenvolvimento coletivo. A promoção de pesquisas sobre a psicologia escolar/ educacional traz grande relevância na construção da prática profissional.   



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