RedePsi - Psicologia

Notícias

Drogas, Alcoolismo e Transtornos psicológicos e sociais

Estudo realizado nos Estados Unidos, a partir de dados de um levantamento epidemiológico nacional, com duração de 12 meses, entre 2001-2, onde foram entrevistadas 43.093 pessoas com 18 anos ou mais, verificou quais delas tinhas qualquer transtorno relacionado com o uso de substâncias e personalidade.

Fonte: [url=http://www.brasilmedicina.com/]Portal BrasilMedicina[/url]Estudo realizado nos Estados Unidos, a partir de dados de um levantamento epidemiológico nacional, com duração de 12 meses, entre 2001-2, onde foram entrevistadas 43.093 pessoas com 18 anos ou mais, verificou quais delas tinhas qualquer transtorno relacionado com o uso de substâncias e personalidade.

Fonte: [url=http://www.brasilmedicina.com/]Portal BrasilMedicina[/url]aquelas que faziam uso corriqueiro de álcool, 28,6% apresentavam algum transtorno de personalidade, sendo que os mais freqüentes foram: anti-social, histriônico e dependente, respectivamente. Já entre aqueles que apresentavam qualquer transtorno relacionado ao uso de drogas, 47,7% apresentavam pelo menos um transtorno de personalidade, sendo os mais freqüentes anti-social, histriônico e dependente.

A diferença encontrada entre os que faziam uso de álcool e os que faziam uso de drogas foi o risco de demostrar transtornos de personalidade: enquanto o risco de apresentar transtornos relacionados ao álcool e personalidade foi de, em média, 4,5 vezes mais que a população geral, o de apresentar transtornos relacionados ao uso de drogas e personalidade foi de 10 vezes mais que a população geral. As associações foram encontradas tanto entre os homens, como entre as mulheres, contudo, a personalidade dependente foi significativamente maior entre os homens dependentes de drogas, se comparados com as mulheres na mesma situação.

Os resultados deste estudo populacional pioneiro indicam a necessidade de investigações mais aprofundadas para a compreensão da fisiopatologia da co-ocorrência entre uso de substâncias e personalidade, para que tratamentos mais diretivos sejam encontrados.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter