RedePsi - Psicologia

Terapia comportamental de casais

Este curso discutirá a aplicação da análise do comportamento aos problemas de relacionamento de casais. Para isto, os padrões comportamentais que trazem prejuízo ao casal são analisados e são propostas estratégias de alteração destes padrões e a instalação de outros repertórios que propiciem a instalação e manutenção de reforçadores positivos entre ambos.

A história de vida de cada um e a dos dois como membros de uma díade também serão analisadas para identificar as contingências de reforçamento envolvidas. De modo geral Alguns dos objetivos gerais da intervenção terapêutica são:
1)aumentar a taxa de intercâmbios positivos em relação a negativos, dada a demonstração experimental da importância deste fator no ajuste conjugal; 2)desenvolver habilidades comportamentais para manter uma relação de intimidade; 3) reduzir a capacidade da erosão do reforçamento.Em resumo, são valorizados os aspectos funcionais do comportamento e suas conseqüências para os parceiros.
Neste tipo de terapia é Freqüentemente trabalhada a capacidade de comunicação, de partilhar e criar situações reforçadoras. Também Serão analisadas algumas estratégias terapeuticas.

autor: Maly Delitti

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter