Pesquisadores americanos da Universidade de Cornell realizaram um estudo em que relacionam o aumento da incidência de autismo com os altos índices pluviométricos nos locais onde as crianças são criadas.
Pesquisadores americanos da Universidade de Cornell realizaram um estudo em que relacionam o aumento da incidência de autismo com os altos índices pluviométricos nos locais onde as crianças são criadas.
A pesquisa comparou os índices pluviométricos entre os anos de 1987 e 1999 em três estaods da costa oeste americana – Oregon, Califórnia e Washington – com as taxas de autismo das crianças que cresceram neste período.
Em um artigo na revista científica Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, eles observaram que a incidência da condição era maior entre as crianças que viveram seus três primeiros anos de vida nos estados mais chuvosos. Entretanto, os cientistas foram cautelosos ao relacionar este fato à incidência de autismo, e pediram mais estudos para virificar ou descartar a hipótese.
O aumento das taxas de autismo – em determinados casos, de um caso em cada 2.500 pessoas para um em cada 150 – é normalmente atribuído à maior capacidade dos médicos de identificar a condição.
Se realmente existir, a relação entre o autismo e os índices pluviométricos pode ser explicada pelos efeitos químicos da chuva ou pelo tipo de criação que ela implica, especularam os cientistas.
Segundo eles, a chuva pode afetar as substâncias químicas às quais as crianças são expostas. Além disso, a criação em ambientes fechados poderia afetar o desenvolvimento das crianças, seja ela pela maior exposição à TV e às substâncias químicas da casa, seja pela falta de vitamina D produzida pela exposição ao sol.
O diretor da britânica National Autistic Society, Mark Lever, disse que a teoria se junta a outras que tentam explicar a condição e suas origens. De acordo com Lever, "poucas foram comprovadas por estudos científicos mais aprofundados" e muitas famílias com membros afetados pelo autismo se confundem por conta dos "conflitos" entre elas.
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