RedePsi - Psicologia

Notícias

Exercícios Regulares fazem bem ao Cérebro

 Sabe aquelas sensações de leveza, alívio da ansiedade, estresse e fadiga tão comuns a quem pratica exercícios físicos regularmente? Foram estudadas por uma equipe da Universidade da Carolina do Sul (EUA), que buscava entender quais são os mecanismos fisiológicos por trás de tantos benefícios. Eles descobriram que o hábito aumenta o número de mitocôndrias – células responsáveis pela geração de energia – no cérebro. Como consequência disso, há também um aumento na resistência e na força do organismo, além de promover melhoras na ansiedade, depressão, fadiga, estresse e memória. 

 O estudo foi conduzido com ratos, que foram divididos em dois grupos: o primeiro corria em esteiras seis dias por semana, durante uma hora; já o segundo, permanecia em suas gaiolas durante todo o tempo. Como forma de garantir que qualquer mudança no organismo dos sujeitos ocorresse em função dos exercícios, todos os outros estímulos aos quais os ratos do primeiro grupo eram expostos – sons, formas de manuseio, controle de alimentação, entre outros – eram apresentados também ao segundo grupo, na medida do possível.

Após oito semanas de experimento, os cientistas examinaram o tecido muscular dos cérebros dos ratos dos dois grupos e constataram aumento significativo no número de mitocôndrias naqueles que correram na esteira. Verificaram também um aumento médio de 52 minutos no tempo em que os ratos que correram na esteira conseguiam permanecer no exercício. Nenhuma mudança foi observada entre os ratos sedentários.

Com informações: ISaúde.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter