RedePsi - Psicologia

Notícias

Cursos Espaço Ybá – Inscrições abertas

Inscrições abertas para cursos online!

O Espaço Ybá tem como objetivo semear a prevenção em saúde emocional por meio de cursos, grupos de apoio e estudos e supervisão clínica. Para o segundo semestre de 2020, com início em agosto, o Espaço Ybá está oferecendo 4 cursos com aulas online:

As consultas com pais na abordagem psicanalítica de crianças e adolescentes: sua importância

Professora: Claudia Vannozzi Brito

Objetivo: habilitar os alunos a utilizar as consultas com pais como um importante instrumento favorecedor ao bom resultado no tratamento de crianças e adolescentes; estudar as questões técnicas dessas consultas, suas múltiplas transferências e o manejo do setting analítico; refletir sobre as diversas funções do analista nas consultas com pais.

Duração: 24 horas.

Público-alvo: psicólogos, estudantes do quinto ano de psicologia, psicanalistas, estudantes de psicanálise, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros e pedagogos. Metodologia: aulas expositivas, textos e discussões de casos clínicos.

Temas:

  • Histórico da psicanálise de crianças: Freud, Klein, Maud Mannoni, Winnicott e a introdução dos pais no tratamento de crianças e adolescentes: suas considerações;
  • A importância do ambiente como facilitador do desenvolvimento, a mãe suficientemente boa e a função paterna;
  • As questões técnicas: o manejo do setting e as múltiplas transferências (conceito de transferência, contratransferência, setting e sigilo);
  • As funções do analista nas consultas com pais: casos relatados por Winnicott (Robin, Milton, Piggle);
  • Primeiro contato com o paciente – montando a caixa lúdica;
  • Devolutiva para os pais e com o paciente;
  • As múltiplas transferências: sua importância e manejo;
  • As consultas com os pais: sua função.

Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)

Início das aulas: 07 de agosto de 2020

Horário: sextas-feiras, das 14h00 às 15h30.

 

O processo psicodiagnóstico na prática clínica com crianças e adolescentes

Professoras: Mafalda Janasievicz Pepe e Ruth Langer Terni

Objetivo: oferecer recursos e instrumentos que possibilitem ao profissional de psicologia investigar e compreender a problemática de seu paciente, utilizando técnicas projetivas numa abordagem psicanalítica.
Duração: 24 horas.

Público-alvo: psicólogos e estudantes de quartos e quintos anos de psicologia.

Metodologia: discussão de textos sobre diagnóstico psicológico, aulas expositivas sobre técnicas projetivas e supervisão de casos trazidos
pelos alunos.

Temas:

  • Localização histórica e definição do que é psicodiagnóstico: o
    processo compreensivo;
  • As contribuições da psicanálise para o raciocínio clínico (Freud, Melanie Klein, Winnicott);
  • Como estruturar um psicodiagnóstico considerando a criança e o adolescente;
  • Entrevista inicial com os pais e o paciente;
  • Dinâmica familiar: sua importância;
  • Relação psicólogo – paciente e psicólogo – família;
  • A observação lúdica e outras técnicas projetivas: sua aplicação e interpretação;
  • A entrevista devolutiva para os pais e para o paciente;
  • A comunicação com os demais profissionais implicados no caso;
  • O processo psicodiagnóstico e o contexto institucional: suas peculiaridades;
  • Quando o relatório é necessário;
  • Supervisão de casos clínicos.

 

Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)

Início das aulas: 13 de agosto de 2020

Horários: quintas-feiras, das 8h30 às 10h

 

O procedimento de desenho-estória como instrumento de investigação da personalidade

Professoras: Mafalda Janasievicz Pepe e Ruth Langer Terni

Objetivo: oferecer recursos teórico-clínicos que possibilitem ao profissional de psicologia investigar e compreender a problemática do seu paciente utilizando a técnica projetiva do procedimento de Desenho Estória (DE), numa abordagem psicanalítica.

Duração: 24 horas.

Público-alvo: psicólogos e estudantes de quartos e quintos anos de psicologia.

Metodologia: discussão de textos sobre diagnóstico psicológico, aulas expositivas sobre técnicas projetivas e supervisão de casos trazidos
pelos alunos.

Temas:

  • Localização histórica e definição do que é psicodiagnóstico com ênfase na técnica DE;
  • As contribuições da psicanálise para o raciocínio clínico (Freud, Melanie Klein, Winnicott);
  • A aplicação do procedimento do DE e a interpretação do material clínico;
  • O valor desse instrumento no processo de psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e adultos;
  • A entrevista devolutiva para os pais e para o paciente.

Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)

Início das aulas: 13 de agosto de 2020

Horários: quintas-feiras, das 10h30 às 12h.

Casos clínicos e teoria psicanalítica

Professora: Claudia Vannozzi Brito

Objetivo: estudar teorias e conceitos da psicanálise relacionados à prática clínica dos alunos, através da discussão e análise de casos
clínicos.

Duração: 32 horas.

Metodologia: textos sobre temas contemporâneos da prática clínica e exemplos de casos clínicos atendidos pelos alunos e alunas. Público-alvo: psicólogos, psicanalistas e alunos de psicologia.

Temas:

  • Histórico de D. Winnicott;
  • Desenvolvimento emocional primitivo;
  • Psicose e cuidados maternos;
  • A mãe suficientemente boa e função paterna;
  • Casos borderlines e a importância do setting;
  • Elasticidade da técnica;
  • O analista implicado.

Investimento: R$ 1.000,00 (4x de R$ 250,00)

Início das aulas: 04 de agosto de 2020

Horário:terças-feiras, das 11h às 13h.

Para maiores informações, acesse: www.espacoyba.com

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter