RedePsi - Psicologia

Artigos

Do planejamento a relação diária: 5 livros sobre casamento

Para grandes momentos da vida, como o casamento, contar com uma preparação é sempre bom. Conheça 5 livros sobre casamento, que te ajudam do planejamento à relação diária.

Casar-se é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa. E existem alguns livros sobre casamento que podem ajudar quem vai passar por essa fase.

Essas sugestões de livros englobam uma série de assuntos, do planejamento à relação diária, dando ideias preciosas de como essa aventura a dois pode ser ainda melhor.

Se você está de casamento marcado ou prestes a dar esse importante passo, considere adicionar esses 5 livros sobre casamento na sua lista de leitura. Descubra os títulos a seguir!

Casar é muito fácil: 500 dicas para você acertar no seu casamento

A organização de um casamento costuma tirar o sono de muita gente. São tantos detalhes e preocupações, que a jornada até o grande dia pode se transformar em um pesadelo.

Para deixar tudo mais simples e leve, as autoras Emanuelle Missura e Luciana Bitencourt reuniram 500 dicas práticas para você acertar no seu casamento.

As dicas vão da definição do orçamento até sugestões criativas para alguns itens, como o convite de casamento, que ganha um ar mais moderno e dinâmico ao assumir o formato de vídeo.

É o tipo de livro para abrir a mente e ter ideias de soluções práticas para o seu casamento.

Guia do casamento – como organizar a festa e a nova vida a dois

O planejamento de um casamento traz consigo uma segunda preocupação: como será a vida a dois.

Esse tipo de pensamento costuma surgir para os casais que não tiveram a experiência prévia de morar junto. E era a preocupação da autora Danielle Nordi.

No livro, Danielle dá dicas para organizar a festa e faz reflexões sobre as dúvidas que envolvem começar uma vida em conjunto.

É um relato de uma experiência real, o que faz com que seja fácil se identificar com os dilemas apresentados no livro.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Não é novidade que o dinheiro é um dos maiores motivos para os divórcios. O ato de gastar demais, por exemplo, é a principal causa de brigas conjugais.

Falar sobre finanças ainda é um tabu para muitos brasileiros. Por isso, é comum que pessoas se casem sem conhecer a realidade financeira de seus parceiros.

Imagem: Freepik

Para orientar os casais que não querem brigar por dinheiro, Gustavo Cerbasi escreveu Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, com dicas práticas sobre finanças, do namoro ao casamento.

Ao aprender como dialogar sobre o assunto, a área financeira deixa de ser um problema, impactando positivamente em outros aspectos da vida a dois.

As cinco linguagens do amor

Cada pessoa tem um jeito próprio de se comunicar, e isso inclui a forma como demonstramos o amor.

Neste livro, o autor Gary Chapman apresenta sua teoria das cinco linguagens do amor, ou seja, cinco maneiras em que as pessoas demonstram o sentimento.

Ao longo da leitura, você será capaz de reconhecer qual é a sua linguagem, assim como identificar a linguagem de seu parceiro e, com base nisso, entender o que cada um oferece para a relação.

Como ponto positivo extra, é possível alinhar as expectativas, compreendendo que nem sempre o que você oferece vai retornar da mesma forma.

75 hábitos dos casais felizes

A rotina de um casal é feita de hábitos. Estabelecer hábitos saudáveis pode ser a chave para o sucesso do relacionamento a longo prazo.

Pensando nisso, os autores Ashley Bush e Daniel Arthur Bush elencaram 75 hábitos dos casais felizes, que são práticas simples e saudáveis para o relacionamento de um casal.

Imagem: Freepik

O livro lista uma série de sugestões, que vão de técnicas de comunicação, passando por dicas de intimidade entre os dois, até formas de perdoar e superar as mágoas do passado.

Vale a leitura tanto para os recém-casados, como preparação para o futuro, quanto para os casais que estão passando por crises.

Livros que ajudam na evolução do casal

O hábito da leitura é benéfico por diferentes motivos. Além da saúde cerebral, quem lê consegue ser mais criativo e pensar em soluções para diversos cenários.

Quando momentos importantes, como o casamento, surgem na vida de alguém, a leitura pode ser uma grande aliada, como um guia prático de como agir.

Incluir esses 5 livros sobre casamento na lista de leitura, permite que os casais tenham as informações necessárias para passar pelos desafios: do planejamento à relação diária.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter