O Espaço Ybá tem como objetivo a prevenção em saúde emocional, como também disseminar o conhecimento em psicanálise.
Estamos oferecendo cursos para o primeiro semestre de 2022, nosso objetivo será discorrer sobre a teoria e técnica psicanalítica.
1 – SUPERVISÃO DE CASOS CLÍNICOS: QUESTÕES TÉCNICAS E A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE WINNICOTT
Objetivos
Objetivos
Estudar questões técnicas da prática psicanalítica através da supervisão de casos clínicos.
Introdução da teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott e sua relação com a prática clínica das alunas.
Duração
11 de fevereiro a 24 de junho de 2022
Sextas das 11h00 às 12h30 (aulas online)
Metodologia
Supervisão de casos clínicos e discussão de textos de Winnicott
Público
psicólogas, psicanalistas e estudantes de psicologia.
Temas
- Histórico de D. Winnicott
- Desenvolvimento emocional primitivo
- A mãe suficientemente boa e função paterna
- Questões técnicas da clínica psicanalítica
- A importância do setting
Investimento
R$ 1.000,00 (5 X R$200,00)
Professora
Claudia Vannozzi Brito, psicóloga, psicanalista e professora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, tendo como tema de pesquisa as Questões Técnicas nas Consultas com Pais na Psicanálise de Crianças e Adolescentes – uma visão winnicottiana (2016). Formada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (2001), membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do ISS, graduada em psicologia (1991) – CRP 38509-7. Consultório particular desde 1992, atendimento de adultos, crianças e adolescentes. Professora do curso de expansão cultural do Instituto Sedes Sapientiae “Psicoterapia psicanalítica infanto-juvenil: o atendimento aos pais como instrumento terapêutico” e autora do livro Consultas com pais na psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes: abrindo espaço para o desenvolvimento, Zagodoni Editora, 2017. Idealizadora e co-fundadora do Espaço Ybá, prevenção em saúde emocional (2020). Co-autora do livro ‘Psicanálise com crianças em tempos de pandemia: desafios e proposições para a clínica online’ (lançamento em breve).
As vagas são limitadas. Inscreva-se já!
2- CASOS CLÍNICOS E TEORIA PSICANALÍTICA
Objetivo
Estudar teorias e conceitos da psicanálise relacionados à prática clínica dos alunos, através da discussão e análise de casos clínicos.
Duração
08 de fevereiro a 28 de junho de 2022
Terças das 11h00 às 12h30 (aulas online)
Metodologia
Textos sobre temas contemporâneos da prática clínica e exemplos de casos clínicos atendidos pelas alunas.
Público
psicólogas, psicanalistas e estudantes de psicologia.
Temas
- Adolescência: o que é?
- Patologias do vazio
- Elasticidade da técnica psicanalítica contemporânea
- Interpretação, transferência e contratransferência
- Pacientes de difícil acesso
- A prática clínica do paciente bordeline
Investimento
R$ 1.250,00 (5 X R$250,00)
Professoras
Claudia Vannozzi Brito, psicóloga, psicanalista e professora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, tendo como tema de pesquisa as Questões Técnicas nas Consultas com Pais na Psicanálise de Crianças e Adolescentes – uma visão winnicottiana (2016). Formada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (2001), membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do ISS, graduada em psicologia (1991) – CRP 38509-7. Consultório particular desde 1992, atendimento de adultos, crianças e adolescentes. Professora do curso de expansão cultural do Instituto Sedes Sapientiae “Psicoterapia psicanalítica infanto-juvenil: o atendimento aos pais como instrumento terapêutico” e autora do livro Consultas com pais na psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes: abrindo espaço para o desenvolvimento, Zagodoni Editora, 2017. Idealizadora e co-fundadora do Espaço Ybá, prevenção em saúde emocional (2020). Co-autora do livro ‘Psicanálise com crianças em tempos de pandemia: desafios e proposições para a clínica online’ (lançamento em breve).
Mafalda Pepe Romano, psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS) e membro do Departamento Formação em Psicanálise do ISS. Professora do curso de aperfeiçoamento Abordagem Psicanalítica da Adolescência e do curso de expansão cultural A Clínica Psicanalítica Infanto-Juvenil: a importância do atendimento aos pais como instrumento terapêutico do Instituto Sedes Sapientiae. Professora no Espaço Ybá.
https://espacoyba.com/casos-clinicos-e-teoria-psicanalitica/
As vagas são limitadas. Inscreva-se já!
3 – A CLÍNICA PSICANALÍTICA DO ADOLESCENTE: teoria e prática
Objetivos
Oferecer aos profissionais que trabalham com adolescentes um espaço para estudar e compreender esta fase de desenvolvimento e as crises que o adolescente atravessa no seu processo de amadurecimento, tendo como base a teoria psicanalítica.
Propõe o aprimoramento da postura clínica necessária a esse tipo de atendimento, por meio da discussão de casos.
Duração
10 de fevereiro a 30 de Junho de 2022
Quintas das 9h00 às 11h00 (aulas online)
Método
aulas expositivas dialogadas e discussões teórico-práticas.
Público
profissionais com formação universitária, das áreas da saúde e educação.
Programa a ser estudado
- Desenvolvimento emocional na infância e adolescência.
- A psicopatologia na adolescência.
- Os atendimentos propriamente ditos.
Investimento
R$ 1.250,00 (5 X R$250,00)
Professoras
Mafalda Pepe Romano: psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS) e membro do Departamento Formação em Psicanálise do ISS. Professora do curso de aperfeiçoamento Abordagem Psicanalítica da Adolescência e do curso de expansão cultural A Clínica Psicanalítica Infanto-Juvenil: a importância do atendimento aos pais como instrumento terapêutico do Instituto Sedes Sapientiae. Professora no Espaço Ybá.
Ruth Langer Terni: psicóloga, especialista em psicoterapia psicanalítica pela Associação de Psicoterapia (APP), professora do curso de aperfeiçoamento Abordagem Psicanalítica da Adolescência do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Professora no Espaço Ybá.
https://espacoyba.com/a-clinica-psicanalitica-do-adolescente-teoria-e-pratica
As vagas são limitadas. Inscreva-se já!
4 – GRUPO DE ESTUDOS: A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE D. W. WINNICOTT
Objetivos
Estudar a teoria do desenvolvimento emocional de D. W. Winnicott e sua importância para a prática clínica.
Duração
10 de fevereiro a 24 de junho de 2022
Quintas das 18h30 às 20h00 (aulas online)
Metodologia
Discussão de textos de Winnicott e exercícios de casos clínicos
Público
psicólogas, psicanalistas e estudantes de psicologia.
Temas
- Histórico de D. Winnicott
- Desenvolvimento emocional primitivo
- A mãe suficientemente boa e função paterna
- Psicose e cuidados maternos
- Questões técnicas da prática clínica
- A importância do setting
- O analista implicado
Investimento
R$ 1.000,00 (5 X R$200,00)
Professora
Claudia Vannozzi Brito, psicóloga, psicanalista e professora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, tendo como tema de pesquisa as Questões Técnicas nas Consultas com Pais na Psicanálise de Crianças e Adolescentes – uma visão winnicottiana (2016). Formada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (2001), membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do ISS, graduada em psicologia (1991) – CRP 38509-7. Consultório particular desde 1992, atendimento de adultos, crianças e adolescentes. Professora do curso de expansão cultural do Instituto Sedes Sapientiae “Psicoterapia psicanalítica infanto-juvenil: o atendimento aos pais como instrumento terapêutico” e autora do livro Consultas com pais na psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes: abrindo espaço para o desenvolvimento, Zagodoni Editora, 2017. Idealizadora e co-fundadora do Espaço Ybá, prevenção em saúde emocional (2020). Co-autora do livro ‘Psicanálise com crianças em tempos de pandemia: desafios e proposições para a clínica online’ (lançamento em breve).
https://espacoyba.com/a-clinica-psicanalitica-do-adolescente-teoria-e-pratica
As vagas são limitadas. Inscreva-se já!