RedePsi - Psicologia

Colunistas

Planejamento

Elaborar um sistema de estudo requer planejamento. Passar em concurso é trabalhoso, e o planejamento nada mais é do que uma organização racional do trabalho a ser realizado.

Seria muito simples se houvesse uma "fórmula" para estudar da qual pudéssemos utilizar para orientar os interessados em concurso, porém, a aplicação de uma "fórmula" para este fim só seria possível se desconsiderássemos as diferenças individuais. Embora possamos apontar alguns caminhos, dar algumas dicas, enfatizar alguns pontos, a elaboração de um projeto de estudo deverá ser pessoal, levando em consideração não apenas as provas e os concursos, mas também fatores intrínsecos como, por exemplo, a maneira peculiar que cada candidato tem de estudar.

Planejamento de estudo para concurso refere-se à programação de um roteiro que viabilize um preparo consistente considerando basicamente três aspectos do momento de vida do candidato: condições de saúde, de tempo e financeira.

Lembrando que Psicologia é saúde e tomando emprestada a famosa frase do "filósofo Paulo Cintura": Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, não poderia deixar de pontuar que a saúde física, emocional e social são requisitos importantes para o bom aproveitamento do estudo. A atenção à saúde é um item que não deve ser posto de lado no planejamento do candidato. Se sua saúde não vai bem, não ignore os sinais, procure um profissional e cuide-se, no entanto, não crie um ideal de saúde para estudar, ou seja, não abandone seu planejamento porque você espirrou.

O tempo não para e a organização do tempo irá possibilitar o melhor aproveitamento do mesmo. Se for possível, reserve o momento do dia em que seu rendimento é melhor para dedicá-lo ao estudo. Se não ferir seus princípios de liberdade, elabore um quadro de horário com um período reservado para estudar. Lembre-se de programar também momentos de descanso e lazer.

Analise os recursos financeiros disponíveis a fim de planejar o seu investimento na realização das inscrições, nos cursos preparatórios (caso você opte por fazê-los), na aquisição de livros e outros materiais. Existem opções como estudar em bibliotecas, empréstimos de livros e estudos em grupo que minimizam os gastos no período de preparação para as provas.

Para planejar sua aprovação verifique os concursos que interessam para você. Existem concursos para diversas instituições. Selecione as que gostaria de trabalhar e analise o programa. A partir do programa é possível traçar quais assuntos deverão ser estudados mais profundamente. Observe as bibliografias e as provas, a tendência das bancas, assim como o modelo das questões propostas.

Embora as chances de conquistar uma vaga em pouco tempo sejam reais, faça o planejamento considerando que você precisará se preparar um pouco mais do que o previsto. Não sabemos quando será o seu "quinto ano"*. Sendo assim, além de personalizado, seu planejamento deverá ser de médio a longo prazo.

Algumas atitudes são muito úteis na execução do planejamento. As principais são:

* Autodisciplina. A autodisciplina ajudará no cumprimento do planejamento;

* Comprometimento. Comprometimento com sua escolha. Dedicação e responsabilidade irão contribuir para bons resultados;

* Flexibilidade. Durante o processo de preparo algumas mudanças poderão ocorrer e o seu planejamento deverá sofrer adaptações se necessário;

* Motivação. De forma geral, a motivação refere-se a fatores que provocam, conduzem e sustentam determinados comportamentos. Mantenha-se motivado! Uma dica que costuma ajudar muitas pessoas é aprender a gostar do conteúdo do estudo. Pense que não existem assuntos entediantes, existem aqueles que você ainda não domina e por isso não desperta tanto interesse. Após sua aprovação e classificação, reavalie sua opinião, e então com mais autoridade, expresse quão interessante ou desinteressante ele realmente é.

Planejamento é uma forma de organização tendo em vista um objetivo e as possíveis circunstâncias que envolvem o processo. Para que seu planejamento seja eficaz, ele precisa estar muito próximo da sua realidade. Organize-se com compromisso e bom senso, e caminhe em direção sucesso.

Recapitulando:

Verifique sua saúde.
Organize seu tempo.
Prepare o investimento.
Focalize seu objetivo.
Formule suas estratégias.
Prepare o "grito de guerra".
Bom trabalho.

*O quinto ano é uma referência ao desenvolvimento do bambu chinês citado no primeiro artigo desta coluna.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter