Processos relacionados a avaliação de cursos podem estar ganhando em qualidade e democracia

Corre a informaçao na comunidade da Psicologia de que apenas dez cursos de psicologia foram avaliados em 2006, devido à escassez de avaliadores devidamente habilitados. De fato, as alteraçoes implantadas no últimos anos no processo de avaliaçao do ensino superior está obrigando a um enorme esforço por parte dos avaliadores e do próprio INEP para proceder à qualificaçao dos avaliadores dentro das perspectivas estabelecidas pelo SINAES. “Hoje existem 8.992 avaliadores de curso e 4495 avaliadores de instituições cadastrados.
Corre a informaçao na comunidade da Psicologia de que apenas dez cursos de psicologia foram avaliados em 2006, devido à escassez de avaliadores devidamente habilitados. De fato, as alteraçoes implantadas no últimos anos no processo de avaliaçao do ensino superior está obrigando a um enorme esforço por parte dos avaliadores e do próprio INEP para proceder à qualificaçao dos avaliadores dentro das perspectivas estabelecidas pelo SINAES. “Hoje existem 8.992 avaliadores de curso e 4495 avaliadores de instituições cadastrados.
Pretendemos até 2008 avaliar todas as instituições de ensino superior, aproximadamente 2.400″, diz Jaime Giolo, Doutor em História e Filosofia da Educação e Coordenador Geral de Avaliação Institucional e dos Cursos de Graduação. Dentro da lógica do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o tema da avaliaçáo do ensino superior no Brasil passou a ser tratado como uma politica pública. Nesse processo, temas como o controle social sobre os processos conduzidos pelo Estado Brasileiro ganham relevância e busca-se uma forma mais profunda e abrangente para proceder à avaliaçäo de toda a educação superior do país. Na implantaçao do SINAES, foram adotadas medidas que consideram todas as estapas do processo de avaliaçao, inclusive a forma como sao encontrados e qualificados os avaliadores, incluindo avaliação institucional, avaliaçao dos cursos de graduação e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O caso do banco de avaliadores é exemplar. O processo inclui a indicaçao de avaliadores por parte de entidades representativas da comunidade acadêmica e a publicaçao dos nomes incluídos no banco de avaliadores. Por exemplo, as indicações para avaliadores feitas por Instituições de Ensino Superior (IES) são realizadas pelos conselhos superiores ou órgãos equivalentes das instituições, na seguinte quantidade: Universidades seis candidatos, Centros Universitários quatro e Faculdades dois candidatos a avaliadores institucionais. Em debate recente sobre o tema da avaliaçao de cursos e sobre o ENADE, o presidente da ABEP reafirmou a opniao de que os processos e encaminhamentos adotados no campo da avaliaçao do ensino superior nunca forma tao abertos e participativos como nos últimos anos. Vamos insistir para que isso seja mantido no INEP. Confirme o seu compromisso pague sua anuidade do ano passado (2006). Vá ao site da abep http://www.abepsi.org.br, imprima o boleto e permita a abep continuar seus projetos em 2007.

Fonte: [url=http://www.abepsi.org.br/]ABEP[/url]

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