RedePsi - Psicologia

Artigos

Rosa Farah: Lançamento do livro Relacionamentos na Era Digital

Confira a entrevista com a profa. Rosa Maria Farah, que é Psicóloga, Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; Coordenadora do NPPI – Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática,  sobre o lançamento do livro: Relacionamentos na Era Digital.

RedePsi. – O que é o NPPI ?

Rosa Maria Farah – O NPPI – Núcleo de Pesquisas em Psicologia e Informática – atualmente é um dos Serviços da Clínica Escola da PUC-SP. O nosso trabalho foi iniciado em, fins de 1995, tendo então como meta apenas facilitar a comunicação Clínica-Comunidade. Com essa finalidade a nossa primeira atividade foi a criação da Home Page da nossa clínica.


RedePsi.-
Como foi mudando esse foco inicial do trabalho do grupo ?

Rosa Maria Farah
– Bem, as pessoas começaram a acessar aquela página inicial, e com o rápido avanço do uso da Internet, logo passamos a receber várias solicitações dos internautas, que nos pediam ajuda frente a problemas psicológicos os mais variados. Esses pedidos nos levaram a procurar formas de atender a essa demanda inesperada. Foram estas solicitações que fizeram com que os trabalhos da equipe se desdobrassem em um leque de atividades que ainda são consideradas pioneiras da área de interface Psicologia / Informática, principalmente a orientação psicológica via e-mail, aberta a todas as pessoas interessadas.  

Outra dessas atividades tem sido a produção de artigos de orientação e esclarecimento à comunidade mais ampla, a respeito dos efeitos gerados pelo uso das novas tecnologias sobre o nosso cotidiano, e de modo especial, sobre os relacionamentos humanos mediados pelos computadores.

De início esses artigos eram publicados apenas no nosso site  www.pucsp.br/nppi. Porém desde 2003 esses artigos, escritos em linguagem bem acessível passaram a ser publicados também no site de qualidade de vida Vyaestelar (www.vyaestelar.com.br), em uma coluna "Cyberpsicologia".

RedePsi.- Foi daí que surgiu a idéia desse livro?

Rosa Maria Farah – Isso mesmo: Neste livro oferecemos ao leitor uma seleção desses artigos, em linguagem acessível, esperando poder auxiliar as pessoas a melhor lidar com as novas tecnologias no seu dia a dia, e com as novas formas de relacionamento surgidas na era digital. Nós já publicamos um outro livro antes (em 2004), mas esse primeiro livro é um pouco mais acadêmico, e portanto é mais dirigido aos colegas da nossa área. Este agora é mais voltado ao público amplo, ou seja, às pessoas que estão preocupadas em entender melhor esse universo da virtualidade.

RedePsi.– Quais são os principais temas tratados no livro?

Rosa Maria Farah
– Os temas são bem variados: são mais de quarenta artigos breves, organizados por temas gerais, por exemplo: Há vários artigos sobre amor e sexo virtual, sobre segurança na navegação, Games, privacidade X exposição na rede, o chamado "vício em computadores, etc.

RedePsi.– Quem são os autores dos artigos?

Rosa Maria Farah
– Os autores são os próprios psicólogos que compõem a nossa equipe: como cada um de nós tem o seu assunto preferencial, conseguimos abranger um leque bem amplo de temas.

Outra novidade deste segundo livro é que será publicado também na versão "e-book". Os leitores que estão mais distantes de São Paulo (ou que prefiram ler na telinha) poderão obter a versão digitalizada do livro diretamente no site de editora: www.gizeditorial.com.br/

RedePsi. – Como fazer para entrar em contato com vocês?

Rosa Maria Farah – O nosso endereço de contato é: [email protected]
 

Dados sobre o livro:

Relacionamentos na Era Digital – Org. Ivelise Fortim e Rosa Maria Farah (autores: André Sendra de Assis; Andréa J. Nolf; Erick Itakura; Fernanda Gastin Escaleira; Guilherme Teixeira Ohl de Souza; Ivelise Fortim; Juliana Zacharias; Katty Zuniga; Lorival de Campos Novo; Luciana Ruffo; Maluh Duprat; Paulo André Barbosa Panetta; Paulo Annunziata Lopes; Rosa Maria Farah – Editora Giz – São Paulo

Lançamento: dia 23/08/07 – na PUC-SP

 
Dados sobre o livro anterior:

Psicologia e Informática: O ser humano diante das novas tecnologias – Org. Rosa Maria Farah (autores: psicólogos da equipe do NPPI) – Ed. Oficina do Livro – São Paulo, 2004.


 

Psicóloga, Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; Coordenadora do NPPI – Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, Serviço de Informática da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP.

Coordenadora e Supervisora de estágio clínico do Núcleo O Corpo na Psicologia, da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter