RedePsi - Psicologia

Dicionário

Silicea (sílica)

esgotamento nervoso; foge de exercício mental ou físico; precisa excitar-se para trabalhar; neurastenia; cefaléia crônica, parte da nuca e dirige-se ao vértex, acabando por se localizar num dos olhos, principalmente no D; fotofobia; esclerose cerebral e medular; nevralgias; intolerância ao álcool.

  • irritável, com tendência ao desfalecimento e com desgosto pela vida, timidez.
  • Silicea é o crônico de Pulsatilla.
  • falta-lhe energia para resistir às influências depressivas do ambiente; falta-lhe o calor vital e está sempre friorento, mesmo fazendo exercício.

Eneagrama tipo V: A AVAREZA E O DESAPEGO PATOLÓGICO – inflexibilidade  e obstinação; não é agressivo ou argumentador, sorri, permanece agradável e maleável, mas age como melhor lhe convém; rigidez de pontos de vista; mantém-se estável intelectualmente e concentrado porém carece de vitalidade e  gasta uma enorme energia neste processo (comparação com o talo do trigo, delicado por dentro e com rígido revestimento externo; um ratinho que mantém ferozmente a integridade de seu pequeno território.

Sentido de vida (MCB): Escrúpulos (remorsos) de consciência por insignificâncias. A menor advertência lhe faz chorar. Falta de firmeza (inconstância, falta de segurança) e confusão em suas ações. Falta de coragem. Sente ansiedade e contrariedade por mínimas coisas, devido a uma grande debilidade nervosa. Superansioso por si mesmo; deprimido; chora todas as noites. Está distraído, sente sempre como se sua mente estivesse em dois locais ao mesmo tempo. Ele vê de um modo vívido, regiões distantes que ele jamais havia visto antes, em um tipo de sonambulismo e também objetos que ele desejava. Vários sonhos de viagens distantes. Ele sonha e devaneia muito durante à noite; levanta-se à miúdo e caminha ao redor do quarto, sem saber onde está.

3 a 200 500 1000 10 000. Sobretudo C30.

Incomp.: Mercurius. Compl.: Calc., Puls., Thuya. Dur.: 40 a 60 dias.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter