Intervenção com Famílias: “Como pensar a intervenção com famílias na sua relação com a escola?” e “Envolvimento de pais na intervenção domiciliar com crianças especiais” – Ana Lúcia Aiello; Sílvia Regina Sigolo

O sistema familiar pode ser considerado complexo, composto por subsistemas integrados e interdependentes, que estabelece uma relação de reciprocidade com o contexto social, histórico e cultural no qual está inserido. Um dos grandes desafios da escola contemporânea é a sua relação com as familias. Um estudo de revisão bibliográfica na base de dados da CAPES aponta que as pesquisas evidenciam a importância da relação família escola para a criança/aluno; as expectativas dos pais sobre a escola e sobre a relação e as diferentes formas de contato entre as duas instâncias, atingindo um estado de perene tensão entre ambas. Também se verifica um alto nível de fragilidade por parte das familias nos âmbitos sociais, econômicos e educacionais, cabendo, muitas vezes, à escola e aos seus profissionais a tarefa de envolver os pais na educação das crianças. A partir de modelos compreensivos de envolvimento de pais poderão ser extraídas implicações para o trabalho com famílias. Estas questões também perpassam as relações com famílias de crianças com alguma deficiência.

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