RedePsi - Psicologia

Colunistas

(1a versão) Ética Digital da Atuação Profissional em Psicologia

Rascunho inicial de premissas éticas especialmente pensadas para práticas profissionais em Psicologia mediadas por tecnologias digitais.
Princípios Fundamentais

I. DO CONHECIMENTO: O psicólogo deve manter-se atualizado no que diz respeito a tecnologias digitais, especialmente no que tange as possibilidades comunicacionais destas, no sentido de compreender como estas influenciam o modo de vida de seus usuários. São exemplos dessas tecnologias: mídias digitais, dispositivos eletroeletrônicos visando comunicação, sistemas interativos de informação, etc.

II. DO USO:
O psicólogo se apropriará desses recursos de forma planejada e criteriosa, visando usos éticos e tecnicamente adequados. Não agirá movido por excessivo entusiasmo (tech addiction), tampouco com aversão ao novo (no caso, tecnofobia). Antes, conhecerá cada recurso tecnológico antes de empregá-lo, a fim de agir conforme suas possiblidades e limitações. Caso demande, contará a ajuda de técnicos de outras áreas, agindo de forma interdisciplinar.

III. DO FOCO:
O psicólogo buscará entender as formas como as pessoas interagem com a tecnologia, focando sempre sua atuação no Homem em sua interação com as tecnologias. As tecnologias serão entendidas como instrumentos da ação humana visando fins, e não como fins em si mesmos. O Psicólogo atuará no sentido de adaptar o instrumental tecnológico ao uso humano, e não o Homem às tecnologias. Direitos do Psicólogo Art. 1o. Da Pesquisa – Ao psicólogo cabe o direito de realizar pesquisas on line, bastando para isso cumprir requisitos de criteriosidade e rigor, tais como: a) cuidados na Amostra b) delimitação da População c) ciência e uso adequado do instrumento de pesquisa (seja esse site, MNS, orkut, ou quaisquer outros meios que venham a ser inventados) d) estipulação de um contrato de pesquisa adequado e) feedback aos envolvido,etc. Art 2o. Dos Serviços – O psicólogo tem o direito de prestar seus serviços via mídias digitais, contanto que: a) tenha um selo de permissão emitido pelo Conselho Federal de Psicologia b) demonstre ciência e domínio técnico do(s) meio(s) usado(s) Art 3o.

Do Instrumental – O psicólogo poderá usar seus instrumentos profissionais (questionários, testes, instrumentos de medida psicométrico, etc) em ambientes virtuais, contanto que: a) cada instrumento tenha seu uso digital aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia b) a transposição do instrumento a uma versão digital não comprometa sua criteriosidade, durante a operação Art 4o. Da Exposição Pessoal – O psicólogo tem o direito de expor sua pessoa no ambiente virtual como bem entender, tomando parte em quaisquer grupos e meios, contanto que isso não transgrida leis vigentes no país, nem comprometa o cumprimento dos deveres contidos neste código. Deveres do Psicólogo Art 5o. Da Identidade – O psicólogo, em circunstância profissional, sempre se apresentará, deixando absolutamente clara sua identidade e dados profissionais. Art. 6o. Da Postura Profissional – Para manter uma postura profissional, o psicólogo prezará por sua imagem enquanto se apresentar em um meio virtual como profissional de Psicologia.

Não fará uso de material áudio-visual que denigra a classe profissional e nem promova, direta ou indiretamente, a injustiça, os preconceitos e toda forma de atitude opressiva. Art 7o. Da Atenção – Enquanto estiver desempenhando um papel profissional em ambiente virtual, o psicólogo não poderá distribuir sua atenção em outros papéis, a fim de manter-se focado em uma atividade profissional. Art 8o. Da Clareza de Papéis – O psicólogo não se exporá de forma que obtenha proveitos pessoais em situações não-profissionais.

O único proveito que este pode obter ao se expor enquanto profissional de Psicologia deverá ser o da publicidade, devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Art 9o. Do Domínio das Tecnologias – O psicólogo fará uso das tecnologias em sua atuação mediante seu limite de conhecimento das mesmas. Caso o uso intencionado exceda seus conhecimentos, fará alianças com profissionais de outras áreas. Art 10o. Do Real e Virtual – O psicólogo delimitará fenômenos reais e virtuais claramente, sem mistura-los. Quando em comunicação profissional com um cliente, estipulará com clareza as distinções entre um e outro, afim de promover a clareza de comunicação. Disposições Gerais Art 11º: Da Avaliação das Faltas – Dada a novidade das infrações, cada caso será estudado particularmente, por membros indicados de uma comissão ética. Art 12º: Das Dúvidas – Dúvidas relativas a este Código deverão ser tratadas com a comissão competente: (contato). A palavra final em cada caso é do Conselho Federal de Psicologia.

CONCLUSÃO: Ressalto aqui minha crença de que todo código de ética tem intrinsecamente uma obsolescência, e que tal propriedade é peculiarmente forte para uma ética nas mídias digitais, dado o processo da inovação tecnológica. Isso não significa que as orientações éticas contidas neste documento perderão a validade, mas tão somente que novas tecnologia surgirão, e com elas novas questões que não puderem sequer ser previstas na realização deste texto. Portanto, qualquer código de ética para práticas digitais será sempre uma “obra aberta”, a semelhança das atuais enciclopédias virtuais, a ser atualizada constantemente, a medida que demandas sociais criarem tal necessidade.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter