RedePsi - Psicologia

Dicionário

tipo de atitude

Cada um dos tipos de disposição geral (introvertida e extrovertida) em relação ao mundo e ao próprio eu, no sistema de psico­logia de Jung.

"O introvertido volta-se para si mesmo, absorve-se em seu mundo interior, ao passo que o extrovertido volta-se para fora, para o mundo, estando muito mais interessado no que aí ocorre do que em suas próprias experiências particulares. Jung subdivide ambos os tipos em tipos pensamento, sentimento, intuição e sensa­ção. Assim, poderá haver um tipo pensamento introvertido, um tipo pensamento extrovertido, um tipo sentimento introvertido ou extrover­tido e assim por diante." (Thompson, C. Psy­choanalysis: Evolution and Development 1950)

Introversão e extroversão constituem tipos de atitude ou disposição geral; pensamento, sen­timento, intuição e sensação são tipos de função. Jung acredita que – provavelmente por determinação constitucional – cada pes­soa é uma combinação de um ou outro tipo de atitude e mais um dos quatro tipos fun­cionais. "Enquanto o tipo funcional descreve o modo como o material empírico é especifica­mente apreendido e formado, o tipo de atitude introversão-extroversão caracteriza a disposi­ção psicológica geral, isto é, a direção daquela energia psicológica geral que Jung considera ser a libido… O tipo funcional a que pertence seria, em si mesmo, um indicador do caráter psicoló­gico de um homem. Entretanto, isso por si só não é suficiente. Também é preciso determinar a sua atitude psicológica geral, isto é, o seu modo de reagir àquilo com que se defronta, quer venha de fora ou de dentro. Jung distingue duas dessas atitudes: extroversão e introversão. Elas representam orientações que condicionam essencialmente todos os processos psíquicos ­o habitus de reação, através do qual é dado o modo de comportamento de uma pessoa, suas experiências subjetivas e até o modo de com­pensação através do inconsciente." (Jacobi, J., The Psychology of C.G. Jung 1942)

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter