RedePsi - Psicologia

Notícias

Pesquisa revela que 67% das jovens não gostam do próprio corpo

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, no Hospital das Clínicas, apontou que 67% das jovens não gostam do próprio corpo.
Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, no Hospital das Clínicas, apontou que 67% das jovens não gostam do próprio corpo.

A pesquisa acompanhou meninas entre 10 e 20 anos durante 12 meses e mostrou que 75% delas só fazem uma ou, no máximo, duas refeições a cada dia. Assim, as adolescentes diminuem a qualidade de sua alimentação sem se preocupar com a saúde. Muitas deixam de tomar café da manhã ou almoçam tarde para não precisar jantar ou lanchar.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Albertina Takiuti, as jovens são bem informadas, porém preferem cuidar da aparência: ao invés de fazer exercícios físicos, elas acham que deixar de comer traz resultados estéticos mais rápidos.

A insatisfação com o corpo pode trazer conseqüências para a vida social das jovens. A pesquisa mostrou que 37% delas sentem vergonha da aparência, além de apresentar baixa auto-estima. De acordo com a coordenadora, isso acontece pois quando começam a se sentir inferiores, as adolescentes mudam seu comportamento. Quando não se sentem satisfeitas com o corpo, as jovens tornam-se frágeis, e é fundamental o apoio da família. "É necessário que os pais dêem créditos ao sofrimento dos filhos e não achem que é uma bobagem típica dos adolescentes", afirma Takiuti.

Notícia retirada da fonte:

Terra

Por Carla Destro para RedePsi

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter